Educação

Estudantes de Arapiraca conquistam medalhas para Alagoas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Medalhas foram conquistadas por dois estudantes da Unidade Agreste, em Arapiraca, e um da Unidade Maceió

Por 7segundos 20/02/2024 17h05
Estudantes de Arapiraca conquistam medalhas para Alagoas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
Estudantes medalhista do Colégio Tiradentes - Foto: Ascom

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) trouxe três bronzes para Alagoas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). As medalhas foram conquistadas pelos estudantes Richarlysson Pyetro Gomes da Silva e Cláudio Matheus Anselmo Soares Santos, da Unidade Agreste (Arapiraca) e Murilo Alves de Arroxelas, da Unidade Maceió. Os resultados estão disponíveis no site https://www.sbfisica.org.br/~obfep/

As três premiações são na esfera nacional da Olimpíada e, ainda este ano, a coordenação estadual vai divulgar os premiados a nível estadual.

Os estudantes medalhistas comemoram a conquista. “Fiquei surpreso e feliz por ter conseguido este feito e trazer esta medalha para Alagoas. Estudei bastante para essa olimpíada e, apesar de nunca ter tido aulas de física, pois, em 2023, ainda estava no 9º ano do ensino fundamental, consegui solucionar quase metade das questões. É gratificante saber que tantas horas de estudo me renderam um resultado tão bom”, conta Richarlyssom Pyetro.

Cláudio Matheus, também da Unidade Arapiraca, pensa igual. “Essa medalha representa a confirmação de que tudo pode ser conquistado com esforço, determinação e persistência. Sou grato à minha família, ao professor Thierry e a todos que fazem o Tiradentes pelo apoio”, revela Cláudio, que se preparou para a prova resolvendo questões de edições anteriores e tirando dúvidas com os professores.

Esta é a segunda medalha de Cláudio na OBFEP, competição a qual, previamente, conquistou o ouro. Cláudio, por sinal, tem uma coleção vasta de medalhas, que inclui três ouros na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), um ouro e dois bronzes na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), e um bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada Brasileira de Química Jr (OBQ jr) e na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM).

Murilo, da Unidade Capital, é outro com premiações em outras olimpíadas: em 2023 foi ouro na ONC e prata na OAM, além de dois ouros na OBA em 2021 e 2022. “Fico muito feliz com esta medalha, que significa mais uma conquista no âmbito escolar”, diz. Ele dá as dicas para conquistar uma medalha olímpica do porte da OBFEP. “É preciso estudar os conteúdos que são disponibilizados, realizar as provas dos anos anteriores e ter um mentor para auxiliar no processo de estudo”, orienta.

Orgulho

Professores e gestores do Colégio Tiradentes também falam com orgulho da conquista dos estudantes. “A OBFEP é uma competição que motiva os nossos alunos a estudarem física de forma mais aprofundada. Isso desperta um interesse maior na disciplina e em áreas relacionadas, como matemática e ciências. Fora que requer não apenas conhecimento teórico, mas também habilidades práticas, como resolução de problemas e pensamento crítico. Os alunos desenvolvem essas habilidades enquanto se preparam para a competição”, observa a diretora pedagógica do Tiradentes Maceió, Helena Soares.

Comandante do CPM Agreste, o Tenente Coronel Eduardo Costa aponta a disciplina e o engajamento como fatores essenciais para as conquistas dos medalhistas. “O comprometimento, a curiosidade e foco nos estudos foram cruciais para alcançar resultados notáveis”, enumera. “A dedicação dos nossos professores também foi essencial para que tivéssemos tantas conquistas nas olimpíadas de conhecimento ao longo de 2023”, complementa a diretora pedagógica da unidade, Tatiana Lessa.

Responsável por preparar e mobilizar os estudantes para a OBFEP na Unidade Agreste, o professor Thierry Sena também faz um balanço positivo do desempenho da instituição na olimpíada.

“A olimpíada contribui significativamente para estimular o interesse pela física, aprimorar o ensino da disciplina e valoriza a participação de todos os alunos. O resultado da OBFEP 2023 não apenas abrilhanta, mas também coroa o desempenho notável dos estudantes do CPM nestas competições”, conclui.

OBFEP 2023

Mais de 17 mil estudantes da rede pública alagoana participaram da OBFEP 2023 em Alagoas, dos quais 15 mil são da rede estadual. Esse quantitativo fez com que o estado fosse o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada. Segundo dados da coordenação local da OBFEP, Alagoas, com 83 escolas cadastradas, ficou atrás apenas de São Paulo (212 escolas) e do Ceará (223 escolas), empatando no terceiro lugar com Pernambuco e Piauí. Em todo o Brasil, 1.330 escolas participaram da olimpíada.

“Deste quantitativo de 17.597 estudantes inscritos,1.406 foram do 9º ano do ensino fundamental; 5.869 da 1ª série do ensino médio; 5.400, da 2ª série; 4.785, da 3ª série; e 137, da 4ª série. Dentre as escolas cadastradas, 70 foram da rede estadual, e 5 das redes municipais, enquanto o Instituto Federal de Alagoas participou com oito unidades”, informa o Professor Samuel Teixeira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada.