Comunidade

Próxima etapa do projeto “Meu Título Indígena” acontecerá em Porto Real do Colégio

"Meu Título Indígena" acontecerá no município, no mês de março

Por 7segundos 21/02/2024 16h04
Próxima etapa do projeto “Meu Título Indígena” acontecerá em Porto Real do Colégio
Reunião entre representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e lideranças indígenas da etnia Kariri Xocó - Foto: Ascom

Uma reunião entre representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e lideranças indígenas da etnia Kariri Xocó, realizada na manhã da última terça-feira (20), em Porto Real do Colégio, definiu que a próxima etapa do projeto “Meu Título Indígena” acontecerá no município, no mês de março. Ainda participaram do encontro representantes da prefeitura municipal, do Ministério Público Federal (MPF), da FUNAI e da Superintendência de Políticas Públicas para Povos Indígenas em Alagoas.

O projeto “Meu Título Indígena” surgiu quando a gestão do desembargador Klever Loureiro, presidente do TRE/AL, percebeu que o quantitativo de indígenas autodeclarados nos sistemas da Justiça Eleitoral era muito baixo. A primeira etapa do projeto aconteceu em Pariconha, em dezembro, e levou os serviços eleitorais para 690 indígenas das etnias Gerimpankó, Katokinn e Karuazú.
“Muito mais que eleitores indígenas, é preciso que eles entendam a importância de serem devidamente representados em seus municípios, dando voz aos anseios de seus povos e construindo políticas públicas que os beneficiem de várias formas”, explicou o assessor da Presidência do TRE. José Ribeiro Lins Neto, um dos coordenadores do projeto.