Geral

Três prefeitos são acusados pelo MP de usar redes sociais do município para promoção pessoal

Promotoria ajuizou ações é pede que prefeitos paguem multas

Por 7Segundos 26/02/2024 14h02 - Atualizado em 26/02/2024 14h02
Três prefeitos são acusados pelo MP de usar redes sociais do município para promoção pessoal
Ministério Público de Alagoas (MPAL) - Foto: Reprodução

Prefeitos de três cidades da região do Baixo São Francisco estão sendo acusados pelo Ministério Público de usar as redes sociais oficiais dos municípios para fazer promoção pessoal.

De acordo com a promotora de Justiça Ariadne Dantas, o Ministério Público havia constatado que os perfis em redes sociais das três prefeituras estavam veiculando postagens enaltecendo figuras públicas, prática vedada pelo princípio da impessoalidade, que deve ser respeitado pelos entes públicos, segundo a Constituição Federal.

“Verificamos que a imensa maioria das publicações nas redes sociais dos municípios são carregadas de pessoalidade, se afastando do viés informativo e de interesse social, muitas delas apenas divulgando ações ordinárias, com o claro propósito de enaltecimento pessoal”, explicou a promotora de Justiça.

A promotoria ajuizou ações civis públicas pedindo a condenação por improbidade administrativa dos gestores dos municípios de São Brás, Porto Real do Colégio e Olho d'Água Grande a multa de R$ 100 mil, cada um.

O problema já havia sido abordado pelo MPAL, que publicou recomendações voltadas aos gestores municipais em outubro do ano passado e em janeiro deste ano. Porém, ao não obter sucesso, o Ministério Público de Alagoas decidiu acionar os prefeitos na justiça.