Geral

Corregedoria finaliza as inspeções em 15 comarcas do Sertão

Nesta quinta (29), diálogo foi estabelecido com juízes e servidores de três comarcas, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Por 7segundos 29/02/2024 16h04
Corregedoria finaliza as inspeções em 15 comarcas do Sertão
Corregedor dialoga com juiz e servidores da 1ª Vara de Delmiro - Foto: Ascom

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) finalizou as inspeções judiciais nas comarcas do Sertão de Alagoas. Nesta quinta-feira (29), foram visitados os fóruns de Delmiro Gouveia, Mata Grande e Água Branca.

As inspeções foram cumpridas pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos de Araújo Lima Neto e pelos juízes auxiliares da CGJAL, Marcella Pontes e Phillipe Alcântara, com o apoio dos servidores Rossane Teixeira e José Diego dos Santos.

“A ideia que a gestão atual tenta implementar é de uma Corregedoria parceira. Não é uma Corregedoria que sai procurando erro para punir, mas para dialogar, conhecer as necessidades das unidades judiciais e elaborar planos de trabalho em benefício da sociedade”, disse Domingos Neto.

Delmiro Gouveia


Na Comarca de Delmiro Gouveia, o Corregedor Domingos Neto e a magistrada Marcella Pontes dialogaram com os servidores e com os juízes Caio Evangelista, da 1ª Vara, Bruna Mendes, da 2ª Vara, e Raquel David, do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

“Gostaria apenas de elogiar o plano de trabalho desenvolvido por toda a equipe da Corregedoria, que vem se destacando por sua função pedagógica, fornecendo ferramentas muito úteis para a gestão da unidade judiciária, contribuindo para a celeridade e a melhor prestação jurisdicional”, explicou Caio Evangelista.

A magistrada Bruna Mendes comentou que os manuais de práticas cartorárias, que foram elaborados pela Corregedoria e disponibilizados no intrajus, são imprescindíveis aos servidores.

“Quando há um material, um livro ou manual, que explica as atividades que nós devemos cumprir, já facilita o nosso trabalho, porque não precisamos buscar outros meios para descobrir a solução; é só ler o manual que tudo já está explicado”, disse.

A juíza Raquel David comentou sobre o perfil da gestão atual, que tem buscado garantir melhores condições de trabalho aos juízes e servidores e, consequentemente, o direito de Justiça à sociedade.

"A gente sabe que o perfil da Corregedoria, hoje, é no sentido de orientar, ajudar e se tiver alguma coisa errada, corrigir. Com isso, vai ajudar muito, tanto o trabalho da gente, quanto às pessoas que precisam de nós da Justiça, que terão direitos garantidos”.

Diálogo com a OAB


A visita do Corregedor Domingos Neto ao Fórum de Delmiro Gouveia foi oportuna para estabelecer diálogo com o advogado Gerd Gomes, que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em oito municípios do Sertão.

Um dos pleitos apresentados pelos advogados foi a necessidade de ocupação por um magistrado titular na Comarca de Piranhas.

“O Desembargador Domingos Neto indicou que vai envidar todos os esforços para, juntamente ao Tribunal de Justiça de Alagoas, conseguir o mutirão para dar vazão à contingência processual da unidade”, ressaltou.

Mata Grande e Água Branca


Na Comarca de Mata Grande, o Corregedor Domingos Neto e o juiz Phillippe Alcântara foram recebidos pelo juiz Thiago Augusto Lopes de Morais; em Água Branca, dialogaram com o juiz Marcos Vinicios Linhares Constantino da Silva.

“A inspeção in loco foi muito interessante e proveitosa, pelo caráter orientativo do órgão correicional, permitindo uma análise dos aspectos quantitativos e qualitativos dos trabalhos desenvolvidos na unidade, além de contribuir para o aperfeiçoamento das rotinas cartorárias e de gestão processual”, informou o juiz Thiago Augusto.