Geral

Programa Saúde Por Todo Canto realiza a primeira edição em 2024, atendendo na zona rural de Penedo

A ação da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), disponibilizou ônibus para os pacientes dos povoados vizinhos

Por 7segundos 29/02/2024 16h04
Programa Saúde Por Todo Canto realiza a primeira edição em 2024, atendendo na zona rural de Penedo
Foram realizados 80 atendimentos com Oftalmologista, 80 de Ultrassonografia, 20 Exames Laboratoriais e 30 atendimentos com Cirurgião Geral - Foto: Ascom

Nesta quinta-feira (29), o Programa Saúde Por Todo Canto realizou a sua primeira edição de 2024, começando pela zona rural de Penedo, levando atendimento aos moradores de Capela e região.

A iniciativa do governo Ronaldo Lopes/João Lucas promoveu atendimento com médicos especialistas para suprir as demandas reprimidas dos povoados Capela, Marituba de Baixo, Marituba de Cima, Murici, Marcação, Riacho do Pedro, Cerquinha e Ponta da Várzea.

A ação da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), disponibilizou ônibus para os pacientes dos povoados vizinhos. Foram realizados 80 atendimentos com Oftalmologista, 80 de Ultrassonografia, 20 Exames Laboratoriais e 30 atendimentos com Cirurgião Geral.

“Estamos em mais uma edição de Saúde Por Todo Canto, desta vez, trazendo médicos especialistas até a zona rural de Penedo pela primeira vez. Aqui no PSF Capela realizamos consultas com especialistas, testes rápidos, educação em saúde, tenda da mulher e vários serviços para a população. Esse programa tem como objetivo zerar a demanda reprimida de cada posto de saúde e estamos conseguindo isso”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

O Expresso Saúde também é acionado, com equipe realizando vacinação e testes rápidos (Covid-19, sífilis, HIV e hepatite). Durante a ação, a SEMS ainda realizou atividades com educadora física e palestras com dentista, distribuindo kits de higiene bucal, e nutricionistas que distribuíram sais de ervas para a população substituir o sal de cozinha.

Colocando em prática um atendimento ainda mais humanizado, o Programa Saúde Por Todo Canto ainda ofereceu pipoca e algodão doce grátis para a população, além de um espaço adequado para a criançada se divertir e soltar a criatividade.

A Secretaria Municipal da Mulher também se fez presente mais uma vez, oferecendo serviços de manicure e maquiagem.

“Esse projeto é brilhante. Eu conversei com as pessoas aqui e percebi a satisfação delas de terem acesso a tantas especialidades que antes não tinham e hoje estão tendo aqui, no seu povoado. Só temos a agradecer à Secretária Waninna pelo ótimo trabalho, porque quem ganha com isso é a população”, declarou o prefeito em exercício João Lucas.

Atendendo aos pedidos da população da zona rural, a SEMS facilitou o acesso dos munícipes e levou, mais uma vez, o cadastramento do Programa Sua Vida Com Um Novo Olhar junto com o Saúde Por Todo Canto.

As pessoas que se enquadraram nos critérios do programa já foram colocadas na lista dos próximos exames e, posteriormente, receberem seus óculos gratuitamente.