Agreste

Defesa Civil orienta avaliação sobre risco de colapso de residências nas proximidades da Vale Verde

Órgão integra estudo para avaliar se rachaduras em imóveis e tremores estão relacionados com explosões da mina

Por 7Segundos 01/03/2024 10h10 - Atualizado em 01/03/2024 14h02
Defesa Civil orienta avaliação sobre risco de colapso de residências nas proximidades da Vale Verde
Vale Verde - MIna Serrote, no município de Craíbas - Foto: MVV

A Coordenação Estadual da Defesa Civil fez recomendação preventiva à prefeitura de Craíbas para avaliar a estrutura das residências localizadas próximos à área da mineração da Vale Verde.

A orientação é para que os imóveis sejam periciados por engenheiros e, caso algum deles apresente risco de colapso, a família seja evacuada.

Desde o início da operação da Vale Verde, em junho de 2021, moradores e donos de propriedades rurais a região reclamam que as explosões provocam tremores de terra e rachaduras em imóveis.

Várias residências localizadas em povoados próximos, assim como uma unidade escolar que atende essas comunidades, passaram a apresentar fissuras nas paredes e outros problemas estruturais que não existiam antes do início das atividades na Mina Serrote.

Ações ajuizadas pela Defensoria Pública da União e Ministério Público do Estado nas esferas judiciais estadual e federal investigam o impacto das atividades da mineradora, que pode ser causa também do aumento de casos de problemas respiratórios nos moradores e mortalidade de animais.

Como parte das investigações, em novembro de 2023 representantes da Justiça Federal, Defensoria da União, Ministério Público Federal e Defesa Civil fizeram inspeção em alguns imóveis afetados e constataram o comprometimento da estrutura.


Atualmente está em andamento um estudo solicitado pela Defensoria da União, com a participação da Coordenação Estadual da Defesa Civil, órgãos ambientais e técnicos de universidade para avaliar a relação de causa e efeito da mineração no meio ambiente e na vida das pessoas que moram e trabalham em áreas próximas.

De acordo com a Defesa Civil, o estudo ainda não foi concluído e não há relatório produzido até o momento.

A Mineradora Vale Verde é atualmente uma das principais empresas exportadoras de Alagoas. O minério de cobre extraído da mina em Craíbas abastece o mercado da China. Em comunicados recentes, a MVV nega que os problemas relatados pelos moradores são provocados pelas atividades na mina.