Geral

Prefeitura de Penedo avança 38 posições no ranking estadual de alfabetização das crianças

O resultado do levantamento mais recente, concluído em 2023, mostra que Penedo saltou da 54ª posição para a 16ª, ultrapassando 38 municípios alagoanos no ranking da alfabetização

Por 7segundos 05/03/2024 15h03
Prefeitura de Penedo avança 38 posições no ranking estadual de alfabetização das crianças
Educação em tempo integral atende cerca de 500 estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo - Foto: Assessoria

Melhoria é consequência dos investimentos em formação continuada, equipamentos, material didático e estrutura da rede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Crianças matriculadas nas escolas da Prefeitura de Penedo estão sendo melhor alfabetizadas, avanço promovido durante o governo Ronaldo Lopes/João Lucas comprovado no ranking estadual que contabiliza dados de avaliações feitas a cada dois anos.

O resultado do levantamento mais recente, concluído em 2023, mostra que Penedo saltou da 54ª posição para a 16ª, ultrapassando 38 municípios alagoanos no ranking da alfabetização.

Na prática, isso significa uma melhora considerável na fluência em leitura, avaliada em três diferentes níveis nas salas do 2º ano da Educação Infantil. Até 2023, crianças matriculadas em onze escolas das 22 unidades da Semed Penedo foram classificadas como leitor iniciante e seis como leitor fluente, os dois melhores da escala que inclui o nível pré-leitor.

“Nós recebemos esse resultado com muita satisfação e o sentimento de que estamos fazendo o melhor para a população de Penedo. Foi para isso que fomos eleitos, trabalhar para desenvolver políticas públicas que atendem quem mais precisa do governo, este é o nosso compromisso e vamos trabalhar para avançar cada vez mais”, afirma o Prefeito Ronaldo Lopes.

Além da fluência em leitura, as escolas públicas são analisada pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas, pesquisa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Entre as prefeituras, a prova Saveal avalia estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.

“A alfabetização e o letramento são caminhos para promover a inclusão e a acessibilidade na jornada da vida escolar das crianças e a Prefeitura de Penedo, por meio da SEMED, investe na oferta de uma educação de qualidade. Nossos professores promovem práticas diárias de leitura, transformando a sala de aula em um ambiente alfabetizador, mantendo alunos em contato direto com a leitura e a escrita”, afirma o Secretário Luciano Lucena, expressando seu agradecimento ao Prefeito Ronaldo Lopes, professores e demais profissionais de educação que contribuem para os avanços na rede municipal.


Estudantes, escola Penedo.