Educação

Girau do Ponciano comemora chegada de Instituto Técnico Federal

Por 7Segundos 12/03/2024 17h05
Girau do Ponciano comemora chegada de Instituto Técnico Federal
Prefeito de Girau David Barros e o presidente da Câmara, Arthur Lira - Foto: Assessoria

Os avanços na educação pública de Girau do Ponciano alcançam desde a educação infantil até o ensino profissionalizante e técnico. Em fevereiro, a Prefeitura de Girau do Ponciano entregou a Creche Professor José Aparecido dos Santos, a primeira do total de 06 creches (Lagoa das Piabas; Bairro Torrões (zona urbana); Jabuticaba; Assentamento Pitubas e Canafístula do Cipriano) que serão entregues ainda este ano.

Nos próximos meses, 09 comunidades rurais (25 de Julho, Santa Izabel, Poço, Quebradente, Barbosa, Jaciobá, Canafístula do Cipriano, Traíras e Alecrim) vão receber novas escolas com quadra de esportes, laboratórios de robótica, informática e química, salas de aulas climatizadas, além de espaços para a prática do lazer.

Os investimentos realizados na gestão do prefeito David Barros, também contemplam avanços na área da tecnologia educacional, formação dos professores, distribuição de kits pedagógicos, inclusão de brinquedotecas nas unidades de ensino, modernização dos espaços escolares, implantação de programas como o Primeira Refeição, criado no âmbito municipal a iniciativa oferta alimentação de qualidade aos alunos na chegada à escola.

Com o apoio do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi realizado na manhã desta terça feira, 12 de março, o anúncio da criação de novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Do total dos 5.570 municípios brasileiros, Girau do Ponciano figura entre as 100 cidades contempladas, o que confirma o compromisso da gestão municipal em garantir um salto na educação em todas as modalidades de ensino.

A construção de um campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na cidade impacta o setor da construção civil, leva desenvolvimento local e regional, além de gerar emprego e renda. Principalmente, quando somada aos projetos voltados a educação profissional e tecnológica que o município já desenvolve, como o Programa Girau de Oportunidades, criado e mantido com recursos próprios, a iniciativa já capacitou mais de 1.000 jovens e adultos nas áreas de agronomia, agricultura, informática, gestão, marketing, empreendedorismo, beleza e moda.