Educação

Estudante do Campus Arapiraca é aprovado em mestrado da USP

Lucas Mendes Santos é egresso do curso de licenciatura em Física

Por 7segundos 15/03/2024 16h04 - Atualizado em 15/03/2024 19h07
Estudante do Campus Arapiraca é aprovado em mestrado da USP
Lucas Mendes Santos, aluno de Física da Ufal Campus Arapiraca aprovado em mestrado pela USP - Foto: Reprodução/Ascom Ufal

O período do distanciamento social durante a pandemia de covid-19 deixou marcas profundas na sociedade e muitos desses efeitos vão perdurar ainda por muito tempo. Por isso mesmo, as conquistas que foram obtidas nesse período, têm um peso ainda maior de dedicação e superação. Foi assim com o estudante de licenciatura em Física do Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Lucas Mendes Santos.

Ele entrou na graduação em 2020 e, devido à pandemia, as aulas ocorreram de forma remota por três períodos letivos. Ainda assim, Lucas foi reconhecido pelos professores como um excelente aluno, finalizando o curso sem nenhuma reprovação. “Já no 3° período, eu fui aprovado para fazer parte do Grupo de Acústica e Aplicações (Gaap) e me dediquei à Iniciação Científica”, ressalta o estudante.

Agora, a comunidade acadêmica do Campus Arapiraca comemora a aprovação de Lucas, em segundo lugar, no curso de mestrado acadêmico do Departamento de Física Aplicada à Medicina e Biologia na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Lucas é o segundo aluno do grupo a ingressar neste programa de pós-graduação da USP. O outro egresso, Gutemberg Cardoso, está no segundo ano do doutorado no mesmo departamento e já foi contemplado com dois prêmios internacionais, segundo informações dos professores.

O Gaap, localizado no Núcleo de Ciências Exatas (NCEX) do Campus Arapiraca, foi criado em 2020, com o objetivo de desenvolver pesquisas no âmbito de geração, propagação e caracterização de ondas acústicas para aplicações acadêmicas e industriais. Atualmente é coordenado pelos professores José Henrique Lopes de Andrade e José Pereira Leão Neto. O grupo possui um laboratório experimental e um laboratório de métodos computacionais aplicados, ambos no Campus Arapiraca.

O professor José Andrade informa que, nos últimos anos, o grupo tem focado em duas linhas de pesquisa: O desenvolvimento de dispositivos de imagem ultrassônica de alta resolução e o estudo e construção de dispositivos de potência para aplicações de limpeza ultrassônica em indústrias de óleo e gás. “Apesar de todas as dificuldades envolvidas no interior do estado, o Curso de Física Licenciatura do Campus Arapiraca, bem como o nosso grupo de pesquisa, tem fornecido uma formação sólida para nossos alunos desde sua criação, com diversos egressos tendo doutorado e pós-doutorado”, celebra o professor.

Lucas em apresentação oral do trabalho no Congresso de Física. Foto: reprodução Ascom/Ufal

Segundo Andrade, como aluno de iniciação científica, Lucas sempre desempenhou um bom trabalho, participando das reuniões de grupo, de congressos e desenvolvendo sua pesquisa com qualidade. “Atualmente, o grupo teve três trabalhos aceitos no 2024 IEEE UFFC Latin America Ultrasonics Symposium que será realizado no Uruguai. Lucas irá apresentar seu trabalho desenvolvido durante a graduação sobre o uso de ultrassom de potência no combate a larvas de mexilhão-dourado, em sessão oral”, informa o professor.

Lucas explica que o trabalho dele consistiu em desenvolver um sistema ultrassônico capaz de eliminar a bioincrustação causada pelo mexilhão-dourado, uma espécie exótica invasora que vem causando diversos problemas à indústria e ao meio ambiente. “Por meio dessa pesquisa foi possível realizar a modelagem, construção e a caracterização de duas células ultrassônicas. Essas células ultrassônicas se mostraram capazes de gerar cavitação acústica e os testes iniciais mostraram que dois minutos de exposição ao ultrassom foram suficientes para eliminar larvas de mexilhão-dourado”, relata o estudante.

Essa pesquisa culminou na apresentação de pôster no 37º Encontro de Física do Norte e Nordeste, que foi realizado entre 27 a 29 de novembro de 2023, em Salvador (BA), e se tornou o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A ideia de participar da seleção de mestrado da USP de Ribeirão Preto foi uma sugestão do meu orientador, professor José Henrique. Ele é referência na área de ultrassom de potência e possui colaborações com diversos pólos da USP”, relata Lucas.

Lucas está feliz por continuar as pesquisas na área de acústica em uma das melhores universidades do Brasil. “A aprovação foi uma grata surpresa e me incentivou bastante a continuar estudando e a seguir carreira na área acadêmica. Gostaria de agradecer aos professores José Henrique Andrade e José Neto pelas orientações no Grupo de Acústica e Aplicações, e a todos os docentes do curso de Física que me deram o apoio necessário para colar grau no prazo máximo exigido para matrícula no programa de pós-graduação”, agradece o estudante.

As aprovações dos egressos em programas de Pós-graduação conceituados, assim como os artigos aprovados e prêmios, são indicadores importantes da qualidade da formação desenvolvida no curso de Física licenciatura do Campus Arapiraca. “Temos um corpo docente e pesquisadores que se esforçam para fornecer as ferramentas básicas para o desenvolvimento desses alunos”, ressalta o professor José Andrade.

Ele destaca ainda a importância do financiamento das pesquisas. “Não poderia deixar de agradecer as agências de fomento (Capese CNPq) que vêm contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa em nossa Universidade. Em particular, agradecer à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) pelo apoio financeiro que tem contribuído diretamente com os trabalhos desenvolvidos por nosso grupo através dos mais diversos editais”, conclui o professor Andrade.