Agreste

Morre último dos filhos dos cangaceiros Corisco e Dadá

Sílvio foi dado pelos pais ao Padre Bulhões, de Santana do Ipanema, de quem ele herdou o sobrenome

Por 7segundos 18/03/2024 17h05 - Atualizado em 18/03/2024 18h06
Morre último dos filhos dos cangaceiros Corisco e Dadá
Sílvio deixou um livro contando sua história em " Memórias e Reflexões de um filho dos cangaceiros Corisco e Dadá" - Foto: Reprodução

O professor aposentado Sílvio Hermano de Bulhões de 88 anos, último dos filhos dos cangaceiros Corisco e Dadá, faleceu nesta segunda-feira (18), no Hospital Arthur Ramos, em Maceió. Silvio estava internado no hospital desde o último sábado (16), por apresentar problemas no intestino. No entanto, a causa da morte não foi divulgada.

Em 1935, ainda na época do cangaço, Sílvio foi dado pelos pais aos nove dias de vida a José de Melo Bulhões, conhecido como Padre Bulhões, de Santana do Ipanema, município alagoano, de quem ele herdou o sobrenome.

Sílvio também ficou conhecido por lutar pelo fim da exposição das cabeças dos cangaceiros em museus e cobrou o retorno delas às famílias. A cabeça do pai dele, Corisco, por exemplo, ficou exposta no Museu Estácio de Lima, em Salvador e só foi devolvida à família em 1967, após cobrança liderada por ele. 

"Isso muito me incomodava", dizia.

Após o velório, que ocorre no Cemitério Parque Maceió, em uma cerimônia reservada a familiares e amigos próximos, o corpo do professor aposentado será cremado.

Sílvio, antes de falecer, deixou registrada sua história em um livro intitulado "Memórias e Reflexões de um filho dos cangaceiros Corisco e Dadá". O livro retrata os detalhes de sua história e conta como foram às circunstâncias de sua sobrevivência.