Saúde

Prefeitura de Penedo dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho

Por 7Segundos com Ascom/PMP 20/03/2024 18h06
Prefeitura de Penedo dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Campanha será realizada entre os dias 25 de março e 31 de maio - Foto: Ascom/PMP

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizará entre os dias 25 de março e 31 de maio a Campanha de Vacinação Contra a Influenza, ação que segue o calendário do Ministério da Saúde, com vacina em todos os postos de saúde para os grupos prioritários.

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais variantes em circulação no Brasil.

A SEMS informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Conforme a Instrução Normativa nº 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2024 deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: H1N1; H3N2 e linhagem B/Victoria.

Grupos Prioritários

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes e Puérperas;

Professores;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Trabalhadores portuários;

População privada de liberdade e funcionários, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

A expectativa da SEMS é que, com a vacinação, ocorra uma redução das infecções causadas pelo vírus da influenza. A meta é que ao menos 90% do público alvo seja vacinado e para se vacinar, é necessário apresentar RG ou CPF, ter em mãos o cartão de vacina e a comprovação da condição de saúde ou vínculo trabalhista, para categorias profissionais.