Geral

Em nota, Agência Peixe Vivo afirma que reservatório de Piaçabuçu era operado pela Casal

Organização e CBHSF acompanham reparos na tubulação rompida

Por 7Segundos 26/03/2024 11h11 - Atualizado em 26/03/2024 11h11
Em nota, Agência Peixe Vivo afirma que reservatório de Piaçabuçu era operado pela Casal
Equipe técnica da Agência Peixe Vivo acompanharam reparos em tanque pulmão - Foto: Agência Peixe Vivo

A Agência Peixe Vivo - que junto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), doaram o reservatório de água que teve um flange rompido no último domingo (24) em Piaçabuçu - emitiu nota oficial informando que o sistema era operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Em nota, a organização afirma que enviou equipe técnica para acompanhar os reparos feitos no reservatório na segunda pela manhã e que o sistema, conhecido também como tanques-pulmão, passou pela fase de testes em janeiro e fevereiro de 2023 e que passou a operar de forma definitiva em março daquele ano, mesmo mês em que o termo de doação do sistema foi entregue à Casal.

Na mesma noite do rompimento, que inundou uma residência e arrastou um carro de passeio, a Casal emitiu uma nota dizendo que o sistema estava funcionando em fase de testes.

Confira abaixo a nota da Agência Peixe Vivo:

Nota à Imprensa – Agência Peixe Vivo acompanha ações de reparação em reservatório de água em Piaçabuçu (AL)

A Agência Peixe Vivo comunica que enviou membros de sua equipe técnica, na manhã da segunda-feira (25/03), para acompanhar as ações de mitigação e reparação relacionadas ao reservatório de água que sofreu um sinistro na tarde deste domingo (24/03) em Piaçabuçu (AL).

O reservatório em questão, foi doado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para ser operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) em março de 2023, e executado por uma empresa de engenharia especializada que também mobilizou a equipe técnica necessária para tomar as providências cabíveis no local.

O sistema em questão passou pelas fases de entrega provisória e definitiva após realizados os testes iniciais em janeiro e fevereiro de 2023. Sendo entregue provisoriamente à Casal em fevereiro de 2023 e definitivamente mediante termo de doação em março de 2023.

Medidas preventivas imediatas foram adotadas em conjunto para preservar o sistema e o abastecimento do município. A CASAL possui um reservatório de água em plena operação com capacidade de suprir a demanda diária de água da população.

A Agência Peixe Vivo está, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, acompanhando de perto os trabalhos de reparo e colaborando ativamente com as autoridades competentes e demais envolvidos para garantir a segurança do sistema e dos moradores da região.