Agreste

Judiciário entrega 6 mil absorventes em comunidades de Arapiraca

Absorventes da campanha “Um Fluxo de Amor” foram entregues, nesta terça (26), nas comunidades Mangabeiras, Cabaré Velho e Jardim das Paineira

Por 7segundos 26/03/2024 14h02
Judiciário entrega 6 mil absorventes em comunidades de Arapiraca
Doações foram entregues nas comunidades Mangabeiras, Cabaré Velho e Jardim das Paineiras. - Foto: Ascom

Cerca de 6 mil absorventes da campanha “Um Fluxo de Amor”, promovida pelo Judiciário de Alagoas, foram entregues nesta terça (26). As beneficiárias da ação foram as moradoras das comunidades Mangabeiras, Cabaré Velho e Jardim das Paineiras, em Arapiraca.

Moradora da comunidade Mangabeiras, Maria José dos Santos é dona de casa e recebeu absorventes para ela e suas filhas. ”Muita gente aqui vive de ajuda e muitas vezes não temos a chance de ter um absorvente. Vai ser muito bom pra mim e minhas filhas”.

Durante as entregas, Luciana Omena, secretária especial da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), destacou a difícil realidade vivenciada pelas mulheres das comunidades visitadas.

“As mulheres daqui vivem uma situação muito precária e realmente não têm condições de comprar os absorventes. O Poder Judiciário fez questão de vir aqui em Arapiraca para trazer as doações, e assim trazer um pouco de dignidade menstrual para essas mulheres”.

Segundo Dinho Nascimento, líder da CUFA Arapiraca, as mulheres das comunidades escolhidas vivem em situação de extrema pobreza e de grande vulnerabilidade.

"Muitas vezes essas famílias não têm nem o que comer, imagine usufruir de algo como um absorvente. Muitas adolescentes, inclusive, deixam de estudar durante o ciclo menstrual. É algo muito importante para elas e suas famílias, que terão um pouco de conforto nesse período".

Força-tarefa solidária

A coordenadora do Cejusc de Arapiraca, Valkíria Malta, coordenou a campanha “Fluxo de Amor” em Arapiraca, que contou com o apoio da Faculdade Cesmac do Agreste e da OAB/Seccional Arapiraca.

“Foi uma campanha muito bonita, onde todos se engajaram nesta força-tarefa em prol da comunidade carente. Escolhemos essas comunidades, pois são muito carentes e precisam da nossa colaboração”.

Um Fluxo de Amor

Ao todo, a campanha de 2024 arrecadou mais de 30 mil unidades de absorventes. Já receberam doações o Grupo Espírita Amor e Esperança (Geame), Amigos da Sopa, Casa da Mulher Alagoana, Rede Mundaú Mundo, Lar das Meninas e Escola Zumbi dos Palmares.