Geral

Detran promove curso de capacitação para novos agentes de trânsito da PM

Policiais foram instruídos sobre o uso do talonário eletrônico para ser usado nas autuações de trânsito

Por 7segundos 27/03/2024 15h03
Detran promove curso de capacitação para novos agentes de trânsito da PM
Curso foi realizado com apoio da Operação Lei Seca, do BPtran e BPRv - Foto: Ascom

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu uma capacitação para 80 novos agentes de trânsito da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), com o objetivo de instruir os profissionais para que eles possam utilizar o talonário eletrônico. O treinamento foi dividido entre parte teórica e prática, e aconteceu no auditório do prédio-sede do órgão estadual, na segunda-feira (25) e terça-feira (26).

Por meio do talonário eletrônico, que é 100% digital, os agentes vão acessar os sistemas de dados nacional e estadual, podendo pesquisar informações relacionadas a veículos com bloqueios, restrições, roubo, furto e dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com a subchefe de Controle de Infrações de Trânsito do Detran, Viviane Farias, o talonário eletrônico é utilizado durante as autuações de trânsito, proporcionando mais eficiência e segurança.

“A capacitação é realizada para os policiais que já realizaram o curso de formação de agente de trânsito. Então, é de suma importância que eles estejam aptos a lavrarem as infrações no talonário eletrônico. Por isso, o Detran se preocupa em deixar todos que trabalham com trânsito alinhados e capacitados para lidar com os condutores e adversidades no momento da autuação”, explicou.

O curso foi realizado com apoio da Operação Lei Seca, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) e do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv). Os agentes que participaram da capacitação integram diversos Batalhões da Polícia Militar do Estado.

O sargento Maciel, do 3º Batalhão da PM de Arapiraca, disse que a capacitação é muito importante, porque os policiais militares formados com o curso de agente de trânsito já podem lavrar o auto de infração mesmo não estando no Batalhão de Trânsito do BRPv. “Esse curso é fundamental para termos mais conhecimento em relação às novas tecnologias que o Detran disponibiliza, o que dará mais celeridade e facilitará o nosso dia a dia, com a consulta de dados no momento da autuação”, afirmou.