Agricultura

[Vídeo] Agricultores de Arapiraca investem na produção de bredo para a Semana Santa

Produto abastece, principalmente, os mercados de Maceió e Recife-PE

Por 7Segundos com 7Segundos 28/03/2024 07h07 - Atualizado em 28/03/2024 18h06
[Vídeo] Agricultores de Arapiraca investem na produção de bredo para a Semana Santa
Colheita do bredo no Sítio Araçá. zona rural de Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

No Sítio Araçá, zona rural de Arapiraca, o tom de verde que predomina na plantação de hortaliças é o do bredo, planta comestível bastante consumida durante a Semana Santa.

Cerca 20 famílias de agricultores familiares plantaram o bredo este ano na região. O plantio ocupa uma área de 2 hectares. O cultivo começa no início da quaresma. 

"Uma tradição que já dura mais de 20 anos e que gera uma renda extra para estas famílias durante esse período, já que a procura é grande", explica Valmir Alves, mais conhecido como Valmir "Araçá", presidente da Associação dos Produtores Rurais do Pé Leve Velho.

Produtor Valmir "Araçá" ao lado da roça de bredo, já vendida durante a Semana Santa. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A maior parte do bredo produzido na região do Sítio Araçá é vendido para Maceió, mas o produto também abastece o mercado de Recife-PE.

"É uma oportunidade da gente ganhar uma renda extra", diz Seu Aurílio, que este ano dobrou a produção de bredo, cultivando cerca de 3 mil molhos.

Saiba mais detalhes assistindo a reportagem completa no vídeo abaixo. Na sequencia, confira uma receita com o bredo da variedade Major Gomes, cultivada apelos agricultores do Sítio Araçá e conheça alguns benefícios do bredo:

Receita Bredo Major Gomes refogado: 

Ingredientes: 1 maço de de sete ramos (folhas e brotos terminais) Óleo, alho e sal a gosto 

Modo de preparo 

1. Lave e corte os ramos em pequenos pedaços. 

2. Refogue no óleo com alho e sal, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos.

Benefícios:

De acordo com algumas pesquisas científicas, o bredo possui propriedades capazes de reduzir os radicais livres no organismo, combatendo o estresse oxidativo nas células e inibindo potenciais inflamações.

A planta também é fonte de compostos fenólicos antioxidantes, em especial, o ácido clorogênico, que pode melhorar o metabolismo lipídico e promover uma redução nas gorduras ruins relacionadas ao colesterol.