Polícia

Prisão de PM que surtou em via pública é mantida pela justiça

Acusado desferiu disparos de arma de fogo em via pública na cidade de Delmiro Gouveia

Por Valeska Miranda, estagiária sob a supervisão da redação 08/04/2024 14h02 - Atualizado em 08/04/2024 18h06
Prisão de PM que surtou em via pública é mantida pela justiça
Sede do 9º BPM, em Delmiro Gouveia - Foto: Reprodução

A prisão em flagrante do policial militar Elisvan Figueira, do 9° Batalhão de Polícia Militar, foi convertida em preventiva pelo Poder Judiciário de Alagoas, após audiência de custódia. Durante o serviço, o policial militar teve um surto e descarregou as munições de uma arma de fogo, em via pública, assustando outros militares que estavam na viatura.

O incidente ocorreu no dia (5), no momento em que os militares estavam em serviço na Força-Tarefa, na cidade de Delmiro Gouveia. Os policiais que testemunharam o fato contaram, que, após pararem para jantar no Povoado Lagoinha e, retornarem à área urbana da cidade, o policial Elisvan parou a viatura e saiu para urinar em um local de mata, sem residências nas proximidades.

Lá, o policial militar teria efetuado os primeiros disparos com sua pistola. Então, o comandante da guarnição, pediu para que outro militar da guarnição assumisse a direção da viatura e que Elisvan cessasse os disparos. Contudo, no início do deslocamento, o policial surtou novamente e abriu a janela traseira e continuou a desferir os disparos e só parou quando a munição do carregador acabou.

A situação só foi contornada depois que os militares chegaram à sede do batalhão e conseguiram desarmar o PM. Elisvan foi preso em flagrante, passando por audiência de custódia, onde a prisão foi convertida em preventiva.

Na decisão, o magistrado entendeu que a soltura do militar colocaria em risco a ordem pública.

“No estado do processo e em sede de cognição sumária, a concessão imediata de liberdade ao custodiado, que agiu contra a segurança de seus colegas de farda e da sociedade, colocaria em risco a ordem pública, a hierarquia e disciplina militares, o que ganha especial relevo por se tratar de militar, de quem se exige um comportamento destacado, diferenciado dos comportamentos esperados dos civis em geral”, destacou.