Polícia

Foragido há 27 anos, acusado de homicídios no Sertão é preso em São Paulo

Ação colaborativa entre as polícias Civis de Alagoas e São Paulo resultaram na prisão de Bernado Rodrigues

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 09/04/2024 12h12
Foragido há 27 anos, acusado de homicídios no Sertão é preso em São Paulo
Prisão foi efetuada após investigações da Dinpol - Foto: Ascom/PCAL

Procurado há 27 anos pela polícia alagoana, Bernardo Rodrigues dos Santos, 51, foi preso na segunda-feira (08) em São Paulo. Ele tinha dois mandados de prisão em aberto por homicídios cometidos em Delmiro Gouveia e Água Brança.

A identificação do foragido e a ação policial que resultou na prisão dele foram executadas numa ação colaborativa entre as polícias Civil de Alagoas e de São Paulo, após trabalho da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), sob o comando do delegado Thales Araújo, de acordo com informações do Correio Notícias.

Agentes da 2ª Delegacia de Capturas da Capital de São Paulo efetuaram a prisão do acusado, que deve passar por audiência de custódia e depois ser recambiado para o sistema penitenciário em Alagoas.

Bernardo Rodrigues é acusado do assassinato de Luiz Teixeira Filho, em Delmiro Gouveia, em 20 de janeiro de 1997. De acordo com as investigações policiais, o acusado ficou nas proximidades da residência da vítima. Quando Luiz Teixeira chegou do trabalho na roça, foi alvejado com disparos de arma de fogo e morreu.

Após o crime, o acusado permaneceu na rua, próximo do corpo, recarregou a arma de fogo e fez ameaças às testemunhas do crime.

Depois o acusado fugiu e não foi mais encontrado quando teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Sete anos depois, ele reapareceu na região e foi acusado de um outro homicídio, que teve como vítima José Rodrigues Sobrinho, conhecido como Zé Pretinho, que na época tinha 52 anos.

O assassinato aconteceu em 7 de janeiro de 2004, no povoado Serra do Cavalo, em Água Branca, após um desentendimento entre Bernardo, que estava acompanhado dos irmãos Geraldo Noia e Joaquim Noia, com a vítima, durante uma novena.

Após José Rodrigues sair do evento religioso, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo. Pouco mais de um mês após o crime o delegado Paulo Cerqueira pediu a prisão de Bernardo e dos irmãos Noia.