Geral

Serviço Social do Hospital de Emergência do Agreste localiza família de paciente no interior do Piauí

Caminhoneiro José Reis Carvalho chegou à instituição trazido pelo Samu, depois que o caminhão que ele conduzia capotou em Palmeira dos Índios

Por 7segundos/Assessoria 12/04/2024 16h04
Serviço Social do Hospital de Emergência do Agreste localiza família de paciente no interior do Piauí
Trabalho da equipe de serviço social conseguiu localizar empresários em Sergipe e familiares de paciente no Piauí - Foto: Ascom

A humanização do trabalho no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, é referência em Alagoas tanto no acolhimento dos pacientes quanto em relação aos familiares. Esta semana, a equipe de serviço social conseguiu localizar no interior do Piauí, a família de um paciente vítima de acidente de trânsito.

No último dia 10 de abril, o caminhoneiro José Reis Carvalho, de 35 anos, chegou à instituição hospitalar trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por volta das 19h30. José Reis conduzia um caminhão que capotou na conhecida Serra das Pinhas, em Palmeira dos Índios.

Os profissionais do Serviço Social que estavam no plantão iniciaram uma verdadeira jornada pela noite e madrugada para localizar a família do paciente e situá-la sobre a condição em que ele se encontrava. "Entramos em contato com a PRF [Polícia Rodoviária Federal] e o agente Costa Santos nos ajudou a localizar a empresa que havia registrado o veículo. Tratava-se de uma transportadora em Itabaiana, no Estado de Sergipe”, explicou a assistente social Lucivânia Machado.

Ela e a colega de plantão, Teresa Cristina Santiago, ainda tentaram, de madrugada, falar com o pessoal da transportadora, mas não tiveram êxito. Logo no início da manhã do dia 11, a comunicação foi realizada com sucesso. “O pessoal ficou sabendo do acidente através da gente. Então conseguimos o contato da família do paciente José Reis, que mora na comunidade Serra Velha, município de Alagoinha do Piauí, no Piauí”, declarou Lucivânia.

Os proprietários da transportadora estiveram no HEA neste dia 10 e ficaram cientes da situação do caminhoneiro . Por telefone, a assistente social Jannyne Gomes conversou com a esposa dele. José Reis segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A equipe fica muito feliz com este tipo de ação eficiente. Conseguimos agilizar para avisar a todas as pessoas envolvidas na situação. A transportadora não sabia do acidente, muito menos a família. Diante da dificuldade, a gente utiliza outras técnicas para cumprir as missões diárias. Além disso, contamos com a ajuda de profissionais de outras instituições”, disse Lucivânia.

“Em nosso cotidiano de trabalho recebemos pacientes de diversas localidades da região, inclusive de outros estados como é o caso deste paciente. O trabalho do serviço social foi e é de extrema importância na localização das referências familiares. O empenho da equipe do Serviço Social do conseguiu identificar e localizar, em breve espaço de tempo, através de busca ativa, família e referências deste paciente. Além da localização e contato, o serviço social forneceu as orientações necessárias à família, que apesar de residirem em outro estado, se sentiram acolhidos pela equipe”, disse Thaysa Mariá, coordenadora do Serviço Social do HEA.

“A gente agradece demais a todas as pessoas que se preocupam, em geral, em ajudar a identificar familiares de pacientes. A imprensa, as pessoas nas redes sociais, na vizinhança. A preocupação do serviço é informar e orientar a família da maneira correta, para que fique sabendo da situação por meio da equipe. Este foi mais um trabalho realizado com muita dedicação”, ressaltou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.