Cidadania

[Vídeo] Projeto proporciona benefícios para crianças autistas através do esporte em Arapiraca

As práticas esportivas são acompanhadas pelos pais e mães dos alunos que participam do projeto em Arapiraca

Por Giovanni Luiz/7Segundos 13/04/2024 08h08
[Vídeo] Projeto proporciona benefícios para crianças autistas através do esporte em Arapiraca
Convidados deram detalhes sobre o projeto em entrevista ao 7Segundos - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

No mês de conscientização sobre o autismo o 7Segundos entrevista o professor de educação física, Pablo Lucini, responsável pela execução de um projeto em Arapiraca que promove a prática de esportes como a natação e o basquete, voltados para crianças e adolescentes autistas.

"A ideia é utilizar o esporte como terapia, para desenvolver a coordenação motora e as habilidades sensoriais dessas crianças". disse o educador, que também desenvolve projetos semelhantes em Maceió.

As práticas esportivas são acompanhadas pelos pais e mães das 43 crianças e adolescentes que participam do projeto em Arapiraca, que teve início em 2022, através de uma parceria com o Cemfra (Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca).

Em 2024, o projeto recebe mais um apoio importante. A Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) de Arapiraca, coordenada pelo secretário Josenildo Souza. Ele também participa da entrevista e fala sobre a utilização das dependências do ginásio esportivo Acebílio Vieira Leite, no bairro Baixa Grande, para as sessões de basquete no projeto com as crianças autistas.

Inclusive, esse apoio trouxe novidades. A partir deste sábado (13), as tabelas do ginásio esportivo Acebílio Vieira Leite terão as cores que simbolizam o autismo, como forma de estimular mais adeptos à prática esportiva e conscientizar a população sobre a importância do tema.

"Apoiar o esporte profissional é importante, mas promover a inclusão nos dá ainda mais satisfação como gestor e é isso o que estamos fazendo, abraçando também esse projeto, importante para as famílias que fazem parte dele e para a sociedade arapiraquense" disse Josenildo.

Nova tabela pintada com o quebra-cabeça colorido, símbolo do autismo. Foto: cortesia ao 7Segundos 

As aulas de natação e de basquete são nos seguintes dias e horários:

-Natação: às sextas-feiras e sábados às 08h00 (Cemfra/Cavaco)
-Basquete: às sextas-feiras e aos sábados às 14h00 (Ginásio Acebílio Vieira Leite/Baixa Grande)

O professor Pablo Lucini informou ainda que a ideia é expandir ainda mais a oferta de atividades esportivas para crianças com deficiência visual e auditiva.

Seu Genival Brasil, pai do José Otávio, de 10 anos, acompanha o filho nas aulas de natação e de basquete, praticamente desde o início do projeto.

"Ele passou a se comunicar melhor, a melhorar os movimentos, e eu como pai, me sinto feliz em ver a evolução do meu filho" disse Seu Genival.

Para se inscrever no projeto, é necessário o pai, mãe ou responsável pela criança, comparecer ao Cemfra, localizado na Rua José Luís de Almeida, 471, bairro Cavaco, levando o laudo médico e um atestado médico comprovando que a criança é autista e que pode participar de práticas esportivas.

Assista a reportagem em vídeo logo abaixo: