Tempo

Penedo sedia Seminário Intermunicipal sobre Chuvas Intensas

Evento climático pode causar enxurradas, inundações e deslizamentos de terra

Por 7Segundos com Ascom/PMP 17/04/2024 16h04
Penedo sedia Seminário Intermunicipal sobre Chuvas Intensas
Evento foi realizado no auditório do Ifal em Penedo - Foto: Deywisson Duarte/Ascom PMP

A quadra chuvosa que caracteriza o inverno na região Nordeste do Brasil marca o início da estação que garante a continuidade da vida, mas que também pode gerar desastres naturais como enxurradas, inundações e deslizamentos de terra.

Para lidar com essas situações de forma preventiva e durante a ocorrência, a Defesa Civil estadual promoveu, com apoio da Prefeitura de Penedo, o Seminário Intermunicipal Chuvas Intensas nesta quarta-feira (17), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) .

“Este evento apresenta o novo modelo de gestão de risco e desastres. Temos agora chuvas intensas previstas para a nossa quadra e o litoral alagoano tem um histórico de desastres. Então todos devem se preparar para esse período”, explica o Tenente Coronel Rômulo Guedes sobre o que acontece entre os meses de maio e agosto.

Secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, Rômulo destaca ainda os avanços no monitoramento do clima pelo Governo de Alagoas. 

“Temos a previsão climatológica sendo transmitida diariamente pela sala de alerta e a Defesa Civil está pronta para atender qualquer município”, afirmou, acrescentando que o Vale do Mundaú e a Região Norte também serão contemplados com o seminário que tem a participação da Defesa Civil Nacional.

Especialistas discutem avanços do monitoramento do clima. Foto: Deywisson Duarte/Ascom PMP

De Brasília, a Coordenadora de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Rosane Duque Estrada Vieira, veio para orientar e qualificar as coordenadorias municipais, abrindo as palestras com dados atualizados e fazendo um alerta.

“As mudanças climáticas já estão acontecendo, não se trata de fake news e nem de teorias da conspiração”, ressaltou Rosane Vieira ao comentar os efeitos drásticos do aquecimento global em todas as partes do planeta.

Geraldo Sabino dos Santos, Coordenador de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Penedo, destaca a importância da ação conjunta entre as três esferas de governo e a oportunidade gerada para a troca de experiências que resultam em melhorias para a defesa da população.

Além da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – órgão permanente na estrutura administrativa do município por iniciativa do Prefeito Ronaldo Lopes -, a Prefeitura de Penedo foi representada por servidores das secretarias de Assistência Social (SEMASDH), Infraestrutura (SEINFRA), Serviços Públicos (SEMSP), Meio Ambiente (SEMARH), SMTT e setor de Licitações e Compras.

O Tiro de Guerra de Penedo e o 6º Grupamento de Bombeiros Militar também atenderam a convocação da Defesa Civil Estadual e enviaram oficiais para participar da atividade.