Agreste

Participação dos estudantes marca a abertura do Maio Amarelo em Arapiraca

Entre as atividades, a história da Chapeuzinho Vermelho se transformou em uma aula de trânsito pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental José Clebson, que integra o Programa Educa

Por 7segundos/Assessoria 10/05/2024 16h04
Participação dos estudantes marca a abertura do Maio Amarelo em Arapiraca
A participação das crianças e adolescentes foi celebrada pelo Superintendente Adjunto Carlos Alberto Peixoto. - Foto: Ascom Arapiraca

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Arapiraca iniciou a programação do Maio Amarelo na Escola Estadual Aurino Maciel, nesta quarta-feira (08). Ao lado dos agentes de trânsito e do mascote Zé Máforo, os estudantes puderam aprender na prática as leis de trânsito com a blitz educativa. Participaram da ação a Secretaria Municipal de Educação e Detran.

A participação das crianças e adolescentes foi celebrada pelo Superintendente Adjunto Carlos Alberto Peixoto. “Foi uma abertura muito bonita, porque os alunos fizeram a exposição de alguns trabalhos que foram feitos relacionados ao trânsito. É um momento muito importante e a gente vê o envolvimento desses alunos, a proposta é trazer os alunos para vivenciar o trânsito. Com a Blitz Educativa, eles puderam verificar na prática os equipamentos obrigatórios, quem estava conduzindo a motocicleta com o veículo obrigatório de segurança, se estava usando viseira, se estava usando adequadamente o capacete, se estava conduzindo a motocicleta utilizando de sandálias abertas, foi um momento muito marcante nessa abertura deste Maio Amarelo”, destacou.

Entre as atividades, a história da Chapeuzinho Vermelho se transformou em uma aula de trânsito pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental José Clebson, que integra o Programa Educa. A integração entre as escolas e a SMTT é uma parceria que tem dado bons frutos para a segurança no trânsito. “É justamente o envolvimento das crianças e dos adolescentes nessa fase, que vai ajudar para que quando eles se tornem futuros motoristas, na fase adulta, eles se tornem motoristas mais conscientes. E agora, a curto prazo, eles se tornam agentes multiplicadores de informação. Vão ser aqueles que vão cobrar de seus pais e familiares quando estiverem conduzindo, eles vão começar a cobrar da maneira correta, utilizar o cinto, respeitar a faixa de pedestre, respeitar o semáforo, enfim, respeitar a legislação de trânsito. O intuito disso tudo é uma mudança de comportamento e, com isso, salvar vidas”.

Maio Amarelo


Internacionalmente, o mês de maio é dedicado à conscientização no trânsito para a redução de sinistros e garantir um trânsito mais seguro para condutores e pedestres. “É um movimento importante para a conscientização e com o tema deste ano A paz no trânsito começa por você, a gente convoca a população para refletir em como cada um pode colaborar com a segurança viária, sendo pedestre, motociclista, ciclista ou motorista. A SMTT vem ao longo do ano realizando um trabalho educativo fundamental e neste mês intensificamos”, reforçou a superintendente da SMTT Katiane Duarte.