Politicando

Politicando

Politicando

Renan Calheiros quer Marx Beltrão como 2º senador da chapa

Tanto o ministro como prefeito Joãozinho Pereira tentam ser o vice de Renan Filho

29/05/2017 08h08
Renan Calheiros quer Marx Beltrão como 2º senador da chapa

Não passou de estratégia do senador Renan (PMDB), a história de que o ministro Marx Beltrão estaria disposto lançar seu nome como candidato ao Senado e entrar de frente numa disputa contra o líder dos Calheiros. A chapa parece já está fechada para 2018, só mudaria se no meio do caminho algumas conjunturas mais acessíveis para o senador fossem apresentadas. Mas para o ano que vem o grupo vai assim Renan Filho e Luciano Barbosa para o governo e Renan e Marx para o Senado.

Pelo que se comenta nos bastidores de Brasília, Marx vive desconfiado. Quer sair do PMDB em abril do próximo ano que é a época da janela de transferência de partido, mas Renan vai blindar esse movimento controlando todos os partidos que o ministro pode ter futuro. 

O PSD, o PSC, o Solidariedade e o PRB. Os quatro 'partidos de Marx' foram na verdade dados por Renan a ele.

PSC em Alagoas é do deputado estadual Sérgio Toledo, que é muito próximo ao Renan e será o candidato a federal dos Calheiros no Vale do Paraíba. A nacional do PSC é comandada pelo Pastor Everaldo, que também é amigo fiel do senador.

PSD é presidido pelo Jorge Galvão, vice - presidente da Casal. Governador Renan Filho tem relação e domínio sob ele. O Kassab tem o partido na mão e relação próxima ao Renan.

Solidariedade é hoje do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres. Pessoa indicada por Marx mas que está no governo do estado. O Governador também tem influência. Em nível nacional é do Paulinho da Força Sindical. Que hoje enxerga o senador como a maior autoridade. Principalmente quando convidou Renan a se reunir com Centrais Sindicais e discutir sobre as reformas.

O PRB é do Marcelo Beltrão, que é candidato a deputado estadual e foi presidente da AMA com aval do Renan. Nacional o partido é ligado à Igreja Universal. Renan também pode influenciar no estado sobre a decisão do partido.                       

Marx tá buscando crescer. Renan vai manter ele de forma que não o ameace.

E outra, Marx indicou SEMARH, Casal e Emater. Tem mais de 200 cargos (se contar os 120 bolsistas de extensão rural da Emater) a disposição.

O Porto de Maceió é uma indicação que Renan passou para o Marx. Então o ministro não pode se rebelar e brigar com Renan porque perderia principal patrimônio político que tem. Com tudo isso, sabemos muito bem quem está no comando.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos