Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Uma eleição bastante equilibrada, disputada e imprevisível

22/08/2020 11h11 - Atualizado em 22/08/2020 17h05
Uma eleição bastante equilibrada, disputada e imprevisível

A eleição para prefeito de Maceió será, sem dúvida, uma das mais disputadas de todos os tempos. Teremos quatro candidatos com grande potencial político e em condições de chegar a vitória: Alfredo Gaspar, Davi Filho, JHC e Ronaldo Lessa.

O ex-procurador-geral Alfredo Gaspar de Mendonça tem o apoio do governador Renan Filho e do prefeito de Maceió Rui Palmeira. Além do apoio de Renan e Rui, ele tem a seu favor o excelente trabalho realizado à frente da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL). Ele ganhou notoriedade, simpatia e confiança da população alagoana por combater de frente a criminalidade em Alagoas que a época atingia índices alarmantes, e por ter se destacado como procurador-geral, onde, enfrentou corruptos em Alagoas. Por esses e outros fatores, Gaspar de Mendonça tem amplas chances de se eleger.

Davi Filho é um político da nova geração que tem sido uma das gratas surpresas nos últimos anos na política alagoana. Tem se destacado pelo seu bom desempenho em sua atuação parlamentar e, por isso, obteve uma expressiva votação na última eleição para deputado estadual. Conta com um importante apoio em sua caminhada para conquistar a vitória: a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Vitor, que traz consigo outros parlamentares, bem como, várias lideranças políticas de Maceió.

Outro pré-candidato que tem bastante potencial e que tem todas as condições de vencer a eleição é o deputado federal João Henrique Caldas. JHC é destaque na política nacional por seu trabalho na Câmara Federal. Ganhou visibilidade política através de seu desempenho como deputado estadual na defesa dos interesses da coletividade e, sobretudo, ao enfrentar as mazelas e irregularidades existentes na Assembleia Legislativa. O PSDB fechou apoio a sua candidatura, o que o fortalece cada vez mais. Adotou como bandeira de campanha sua luta incansável em favor dos professores na questão dos precatórios.

E, por último, o ex-governador Ronaldo Lessa. Lessa é um político bastante experiente, considerado um dos melhores prefeitos de Maceió, o que lhe credenciou a governar o estado. Conta com um importante apoio rumo a sua trajetória de volta a prefeitura: o da ex-senadora Heloisa Helena, bem como, goza de prestigio em bairros periféricos e líderes de associações.   

Portanto, a eleição para prefeito de Maceió será bastante acirrada e de difícil prognóstico, porque trata-se de quatro fortes candidatos em busca do sucesso nas urnas. Uma parada difícil, indigesta para todos eles. Quem se planejar e articular melhor, adotar a melhor estratégia de campanha, aproveitar bem o tempo de TV, contar com importantes apoios, for guiado por um bom discurso e apresentar programas viáveis de governo, sem dúvida, vencerá a eleição.

É certo que haverá segundo turno devido a uma série de fatores e, principalmente, ao equilíbrio de forças entre os pré-candidatos; mas aí é uma outra eleição, é uma outra história.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos