Politicando

Politicando

Politicando

PT deve apoiar Arthur Lira para a presidência da Câmara Federal

Único deputado do partido na bancada alagoana, Paulão ainda não definiu voto

15/12/2020 18h06
PT deve apoiar Arthur Lira para a presidência da Câmara Federal

Candidato à presidência da Câmara Federal apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado alagoano Arthur Lira (Progressistas) criou um racha no PT, partido da esquerda com uma das maiores bancadas do Congresso Nacional.

Com 54 deputados, o partido do presidente Lula se divide em torno do apoio a um candidato apoiado pela família Bolsonaro e extrema direita. A parte que não quer Lira presidente, defende a indicação de um nome próprio ou o sugerido por Rodrigo Maia (DEM/RJ).

Para não se “ queimar”, o partido emitiu uma nota revelando que a decisão sobre qual nome irá apoiar será dada em bloco com outras legendas.

Ao O Globo, um dos vice-presidentes do PT disse que é natural o apoio ao líder do Centrão. “O Lira é o candidato do centrão. O centrão tem um acordo com o Bolsonaro. Pode ter um acordo com a gente também”, pondera Washington Quaquá, alegando que o PT deve apoiar o candidato que “abrir mais espaço de participação e tiver compromisso com uma pauta democrática”.

Já o ex-presidente do partido, deputado Rui Falcão, sustenta a necessidade de o PT barrar o apoio à um aliado de Bolsonaro. “O PT não pode votar no candidato do governo. O compromisso mais importante de um presidente da Câmara é, atendidos os princípios da legalidade, pautar um dos pedidos de impeachment”, justifica.

Único representante do PT na bancada alagoana, o deputado Paulão ainda não se pronunciou sobre o seu voto para a presidência da Câmara Federal.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos