Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Um gigante e imortal azulino

03/12/2021 10h10 - Atualizado em 03/12/2021 13h01
Um gigante e imortal azulino

O maior clube de futebol de Alagoas e um dos mais respeitados do Nordeste, haja vista as conquistas em níveis estadual, regional, nacional e internacional, o Centro Sportivo Alagoano, possui a maior torcida do estado e o maior número de títulos do campeonato alagoano. O CSA vive momentos que antecedem as eleições para presidência Executiva, assim como para o Conselho Deliberativo.

As eleições ocorrerão na próxima segunda-feira (6), a partir das 18h no CT do Corinthians Alagoano, encerrando-se às 22h, onde conselheiros, dirigentes e sócios- torcedores adimplentes estarão reunidos para eleger aquele que vai comandar o glorioso CSA por três anos. Um momento decisivo para a vida do clube.

É bom lembrar que o CSA anos atrás estava no fundo do poço, viveu os piores momentos de toda a sua história. Foi preciso um homem de coragem, determinado, sério, vencedor, capacitado, apaixonado pelo CSA, para aceitar o grande desafio de assumir o comando do azulão do Mutange. Muitos dos que se diziam apaixonados pelo clube desapareceram nos momentos de maiores dificuldades, em nenhum instante ousaram a enfrentar os desafios que era o de comandar um clube praticamente falido que quase foi extinto do cenário desportivo de Alagoas e do Brasil.

O CSA foi rebaixado por duas vezes no campeonato alagoano, chegou a disputar a série D e por muito pouco não fechou suas portas. Há um adágio popular que diz: “quero ver o bom no ruim, porque no bom, todos são bons”, e é justamente isso que está ocorrendo no glorioso do Mutange.

O CSA passou por serias dificuldades financeiras, administrativas e estruturais. Não conseguia sequer pagar seus atletas e funcionários, com dívidas quase que impagáveis, sem crédito junto ao torcedor, ao mercado, a classe empresarial e futebolística. Enfrentou vários problemas de ordem judicial por conta do não pagamento de dívidas trabalhistas que se amontavam a todo instante. Eis que, nesse cenário dantesco, de dificuldades sem precedentes na história do clube, surge um azulino nato, um homem preparado, um empresário de sucesso, um brilhante e apaixonado torcedor azulino que faz do CSA a extensão de sua própria família: Rafael Tenório.

Num fato inédito no futebol brasileiro, sob o comando de Rafael Tenório, o CSA saiu da série D, passou pela série C onde sagrou-se campeão nacional, chegou a série B - sendo vice-campeão - e, por fim, classificou-se para a elite do futebol nacional. Sob sua administração, o CSA conseguiu sanar dívidas. O vitorioso empresário e desportista Rafael Tenório, vai deixar para os azulinhos e para as futuras gerações, um Centro de Treinamento (CT), de respeitabilidade e qualidade, um sonho que será em breve realizado para a fantástica nação azulina.

É fato que ninguém é forte sozinho. Rafael tem uma equipe vencedora, aguerrida, determinada, entretanto, ele é o grande timoneiro desse barco, o grande maestro dessa orquestra. Como também é fato que muitos deram suas contribuições, mas nenhum deles foi ou será tão ousado, tão importante e imprescindível na vida do CSA como Rafael Tenório. Parabéns, eterno presidente!

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos