Politicando

Politicando

Politicando

Viagem de Renan Filho e Marcelo Victor à Miami sinaliza possível acordo para o Governo

Proposta é para que governador aceite indicação do nome da ALE para disputar o Governo

06/12/2021 14h02
Viagem de Renan Filho e Marcelo Victor à Miami sinaliza possível acordo para o Governo

“Sempre juntos em defesa da arte popular alagoana”. Foi com esta frase que o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), iniciou a legenda do post ao lado do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor, sobre a visita à Semana de Arte e Design de Miami, nesse domingo (05). As esposas de ambos também estavam presentes.

Apesar de o texto falar a importância da presença de obras de artistas alagoanos no evento, o contexto do momento sinaliza para um possível entendimento - ou tentativa, pelo menos - para a composição de uma chapa majoritária para as eleições do próximo ano.

Renan Filho não trabalhou um nome para sua sucessão ao cargo de governador de Alagoas e tem dificuldades para indicar um aliado de “confiança” para brigar pela permanência de seus grupo político no Palácio República dos Palmares, e para defender seus dois mandatos durante a campanha eleitoral.

Já Marcelo Victor comprou a “briga” para que haja um consenso em torno da candidatura do deputado estadual Paulo Dantas (MDB), que tem se esforçado para ganhar visibilidade nas regiões do Estado onde seu nome ainda não é conhecido pelo eleitorado. Isso por que ele tem atuação política no Agreste e Sertão de Alagoas.

O receio de Renan Filho, porém, é por conta da aproximação que Dantas e Victor possuem com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas) - adversário histórico da família Calheiros.

Embora haja um distanciamento, Marcelo Victor tem atuado para que o passado seja esquecido, e que Calheiros e Lira façam uma aliança - nem que seja nos bastidores - “pelo bem de Alagoas”. A promessa é de que todas as partes sairão vitoriosas com a efetivação do acordo para que Paulo Dantas receba o apoio do Palácio República dos Palmares para consolidar sua candidatura.

Há quem diga que Marcelo Victor fez até ameaças veladas insinuando que se Renan Filho não ceder, “ele terá sua candidatura ao Senado prejudicada e se ficar no Governo terá dificuldades com o Poder Legislativo”. Como em política tudo pode acontecer, inclusive nada, é esperar para conferir.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos