Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Dicas para se fazer uma boa campanha eleitoral

13/12/2021 09h09 - Atualizado em 13/12/2021 12h12
Dicas para se fazer uma boa campanha eleitoral

Nenhum candidato com pretensões reais de alcançar um mandato nas eleições realiza sua campanha sozinho. Isso seria humanamente impossível. Na retaguarda daquele candidato sorridente, comunicativo e confiante que aparece nas mídias e nas ruas, deverá haver sempre uma equipe planejando todas as suas ações.

Montar uma boa equipe de campanha pode não vencer uma disputa eleitoral, mas, sem dúvida, é um fator muito positivo para qualquer candidato. Por isso, não se pode esquecer a seleção dessas pessoas.

A estrutura de uma equipe de campanha engloba várias áreas e todas elas são importantes para o sucesso eleitoral. São vários os profissionais que compõem a coordenação de uma campanha eleitoral, cada um deles será responsável por questões essenciais, que se não são devidamente analisadas podem influenciar negativamente no resultado das eleições.

Não é uma boa ideia deixar a coordenação da campanha sob a responsabilidade do candidato. Sua atenção deve estar voltada para o contato com o eleitorado. A parte estratégica de uma campanha deverá ficar sob a responsabilidade de um coordenador-geral, qualificado preparado, estrategista, o qual ficará encarregado de adotar as principais decisões e mostrar um rumo para o sucesso da campanha.

O coordenador-geral deve ser alguém capaz de unir o trabalho de todos esses grupos no mesmo propósito. Pelo tamanho da responsabilidade desse cargo, essa pessoa terá que ser de confiança do candidato e que possua bastante experiência. Essa função terá que ser ocupada por pessoas que tenham experiência comprovada em campanhas eleitorais anteriores.

Campanhas custam caro e elas necessitam de recursos; não há como escapar disso. Mas como conseguir dinheiro para financiar toda a estrutura de uma campanha eleitoral? E como administrar esses recursos de maneira eficiente? Esse é o desafio do coordenador-financeiro e de sua equipe.

Nas campanhas eleitorais sempre existem os problemas jurídicos. Por isso, para se precaver e resolver as pendências com a Justiça Eleitoral é necessário e indispensável uma assessoria jurídica competente. É melhor saber o que é permitido é proibido nas campanhas através de um especialista ou uma equipe especializada no assunto do que ter problemas futuro na Justiça Eleitoral. O coordenador jurídico tem a incumbência de monitorar as ações da campanha e terá que ser consultado antes de qualquer ação que venha a ser executada pelo candidato ou por seus assessores.

Um bom marketing eleitoral é um ingrediente imprescindível para qualquer político. Assim sendo, o candidato passa a conhecer as preferências do eleitor e por sua vez, o marketing transmite ao eleitor as propostas do candidato de maneira eficiente. O marketing eleitoral - dentre as centenas de ações - define uma estratégia clara de comunicação; além da televisão, trabalhar as redes sociais com eficiência também tornou-se muito importante. O brasileiro é o povo que mais passa tempo nas redes sociais. Transmitir uma boa imagem nos espaços virtuais pode fazer toda a diferença.

É claro que as campanhas eleitorais diferenciam umas das outras, entretanto, a estrutura de uma campanha não é fixa ou obrigatória. Ela varia de campanha para campanha, inclusive de acordo com a capacidade financeira de cada candidato. A divisão de tarefas também pode ser diferente. Essas ações – assim como outras - não podem ser negligenciados pelos candidatos, se estes pretendem alcançar a vitória.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos