Politicando

Politicando

Politicando

Vaga no TC pode ser atrativo para definição do candidato ao Governo de Renan Filho

Marcelo Victor abriria mão da briga na Justiça pela vaga na Corte de Contas estadual

14/12/2021 17h05
Vaga no TC pode ser atrativo para definição do candidato ao Governo de Renan Filho

Desde a aposentadoria do ex-deputado Cícero Amélio no Conselho do Tribunal de Contas de Alagoas (TC), a vaga tem sido cobiçada pelos mais diversos grupos políticos há mais de um ano. O impasse, porém, é se a indicação cabe ao Governador do Estado ou a Assembleia Legislativa Estadual (ALE). A discussão foi parar na Justiça e, ao que parece, estava longe de ser finalizada. Estava!

Com a aproximação do período eleitoral, o cargo tem sido colocado como um trunfo nas negociações para a definição do nome que receberá o apoio do Palácio República dos Palmares para disputar o Governo em 2022. No Poder Legislativo, este nome já foi definido: o do deputado estadual Paulo Dantas (MDB).

Além do apoio do presidente da Casa de Tavares Bastos, Marcelo Victor (SDD), Dantas também já recebeu incentivos do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressistas). Agora, está sendo almejada a força política do governador Renan Filho (MDB).

Para que isto ocorra, Marcelo Victor teria sinalizado abrir mão da briga silenciosa que acontece na Justiça pela vaga no Conselho do TC. De uma forma direta: se Renan filho concordar com a candidatura de Paulo Dantas ao Governo, será oferecida a ele a indicação de um nome para a Corte de Contas sem resistência do Legislativo.

Renan Filho ainda ganharia uma “tropa de choque” financiada pelo presidente da ALE para defendê-lo dos ataques que certamente virão do senador Fernando Collor (PROS) durante as eleições. Ambos deverão se enfrentar nas urnas em busca da única vaga no Senado Federal.

O que tem sido constatado por analistas políticos é que, ao passar dos dias, Marcelo Victor vem fechando o cerco para que Renan Filho apoie a candidatura de Paulo Dantas para não acabar ficando isolado politicamente, como aconteceu com o ex-governador Teotônio Vilela (PSDB).

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos