Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Expectativa na política alagoana; todos à espera de uma decisão

05/01/2022 22h10 - Atualizado em 05/01/2022 23h11
Expectativa na política alagoana; todos à espera de uma decisão

Faltam 87 dias para aqueles que desejam disputar as eleições desse ano, se filiarem a partido político ou se desincompatibilizar de cargos públicos; o prazo vai até o dia 2 de abril. 

Em Alagoas a contagem regressiva já começou e a grande expectativa é em relação a decisão do governador Renan Filho, se ele vai ou não disputar a única vaga ao Senado Federal. É possível que Renan decida por sua candidatura por causa da vantagem - de acordo com as últimas pesquisas -, sobre os demais concorrentes.

Fernando Collor também não se decidiu sobre sua reeleição, é fato que o senador está monitorando os passos do governador, seu adversário direto. Se os números das próximas pesquisas não forem favoráveis ao ex-presidente, ele poderá repensar seu projeto político, ou seja, se lança ou não sua candidatura. 

Collor sabe que vai enfrentar um governador bem avaliado que tem a estrutura governamental em mãos. O senador aposta nos votos de rejeição a Renan Filho. Eleitores que jamais admitiam votar no ex-presidente, hoje, já admitem essa possibilidade; esse é o famoso voto de protesto, mas, é bom deixar claro que Collor possui índices considerados de rejeição. Entretanto, esse voto não decide eleição, dependendo, é claro, do tamanho dessa rejeição.

Outro nome que começa a surgir e que os caciques políticos não podem subestimar e nem perder de vista, é o do vereador Fábio Costa. O vereador está bem avaliado e vem crescendo no maior colégio eleitoral de Alagoas: Maceió. Segundo pesquisas realizadas pelo pelo Instituto Global 3 Soluções e Pesquisas, nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, divulgada pelo Portal 7 Segundos, o vereador estaria liderando na capital alagoana para o Senado Federal, deixando Renan Filho em segundo lugar e Collor de Mello em terceiro. Fábio aposta na polarização entre Renan e Collor para se beneficiar.

É fato que o vereador possui boa densidade eleitoral em Maceió, entretanto, ele ainda não teria estrutura política suficiente - pincipalmente no interior do estado -, para enfrentar e derrotar nem o governador e nem Collor. Fábio está apostando nos eleitores que não desejam votar em Renan Filho nem em Collor, ou seja, naqueles eleitores que estariam insatisfeitos com ambos.

Renan Filho lidera todas as pesquisas de intenções de voto para a única vaga ao Senado Federal, porém, o governador têm um problema a resolver: a quem entregar o comando do estado? Ele sabe que dificilmente reconquistará o comando e a hegemonia política de Alagoas, caso o senador Rodrigo Cunha vença às eleições e faça uma administração voltada para os desejos e anseios dos alagoanos. 

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos