7Geek

7Geek

7Geek

Crise no Oscar: como a premiação está perdendo relevância e audiência

A forte resistência a mudanças está deixando o público cada vez menos interessado na premiação

03/03/2022 10h10 - Atualizado em 17/03/2022 10h10
Crise no Oscar: como a premiação está perdendo relevância e audiência

A relação entre a maior premiação do cinema e o streaming nunca foi a mais amigável, por mais que muito dos filmes que estavam disponibilizados nas plataformas causassem uma grande discussão, academia tendia a esquece-los na hora do reconhecimento, como “O Irlandês”, da Netflix, que teve dez indicações e nenhuma vitória.

Nos últimos anos, o cinema vem sofrendo mudanças radicais, além das plataformas de streaming, os filmes de heróis conquistaram o público geral e conquistou bilhões de dólares na bilheteria dos cinemas espalhados pelo mundo.

Gif / Reprodução / Marvel Studios


A academia ainda tende a ignorar esses longas-metragem, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa arrecadou mais de US$ 1,8 bilhões em bilheteria, a maior desde o início da pandemia. Por mais que o histórico da premiação seja reconhecer filmes menores, o contexto desse filme é diferente: em dois anos com a indústria parada, o filme do teioso fez milhões de pessoas voltarem a frequentar os cinemas.

Além de um evento, o Oscar também é um programa televisionado e precisa de audiência para se manter e vem enfrentando graves problemas, na edição de 2021 9,85 milhões assistiram a premiação, em comparação, em 2020 o número foi de 23,6 milhões de espectadores, uma queda de 58%, segundo a Variety.


Para tentar aumentar a relevância, foi criado o #OscarFanFavourite, com o intuito de engajar mais fãs e audiência para a premiação, que elegerá o filme favorito do público geral, votado no site do Oscar, que não está disponível no Brasil. Segundo a Variety, o filme que está na liderança para ser reconhecido é “Cinderela”, da Amazon Prime Video, estrelado pela cantora cubana Camilla Cabello.

Tenor / Reprodução / Prime Video


Entre polêmicas e tentativas de se manter atualizado, o prêmio mais importante do cinema enfrenta um das suas maiores crises dos últimos anos, com uma bancada conversadora e resistência as novas tecnologias e formas de fazer cinema, o Oscar precisa mudar radicalmente a sua estrutura.

A resistência as mudanças na indústria está tendo a consequência que a bancada mais teme: a perca de relevância e do interesse do público.

Reprodução/Oscars

Sobre o blog

Multiverso para falar sobre cinema, música, televisão, séries, games, livros. Várias Terras Geek em um único lugar. Seja-bem vindo!

Arquivos