Politicando

Politicando

Politicando

Marcelo Victor e Jó Pereira batem boca sobre liberação de galeria e uso de painel de votação

Discussão ocorreu durante sessão ordinária desta quarta-feira, 16

16/03/2022 16h04
Marcelo Victor e Jó Pereira batem boca sobre liberação de galeria e uso de painel de votação

A sessão ordinária na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) desta quarta-feira (16) foi marcada pelo bate-boca entre os deputados Marcelo Victor (SDD) e Jó Pereira (MDB), durante a abertura da Ordem do Dia. Em pauta, cerca de vinte Projetos de Lei que tratam sobre a reposição salarial e reestruturação de carreiras de servidores. Pereira fez um apelo para que o presidente da Casa colocasse em votação pelo Plenário para que a galeria do parlamento fosse aberta para que os servidores pudessem acompanhar a apreciação das matérias. O que não foi atendido.

“Tendo em vista a necessidade e o direito que as pessoas têm de adentrar a essa casa, que é a casa do povo. Mesmo sabendo da existência de um Ato Normativo, que hoje fecha cem por cento a galeria, mas o Plenário é soberano e muitas questões foram resolvidas nesse plenário. E eu gostaria de apelar ao presidente dessa sessão para que isso fosse deliberado pelo Plenário, permitindo pelo menos o acesso de 50%”, pleiteou Jó Pereira.

O deputado Paulo Dantas (MDB) presidia a sessão no momento da solicitação da colega parlamentar. Ele alegou que compreende o pleito, “mas entende que Questão de Ordem tem que tratar dos projetos que constam na Ordem do Dia. Então, o pedido da deputada Jó fica indeferido”.

Pereira voltou a fazer o uso da palavra para questionar a decisão de Paulo Dantas sem que ele tivesse consultado o Plenário da Casa. “eu gostaria de mais uma vez fosse analisada essa possibilidade por essa presidência compartilhada entre os deputados Paulo Dantas e Marcelo Victor para que a gente coloque essa decisão para o Plenário. O meu apelo é que essa decisão não seja unilateral, não seja apenas do presidente. Eu acho que é democrático as pessoas participarem do encaminhamento da votação de projetos tão importantes”, insistiu, também solicitando que todas as votações fossem feitas pelo painel eletrônico, revelando o voto de cada parlamentar.

Após a fala de Jó Pereira, a presidência foi retomada pelo deputado Marcelo Victor, que se comprometeu em fazer uma reunião entre os integrantes da Mesa Diretora para decidir se o Ato Normativo será revogado ou não. “Nas divergências de entendimentos, e eu tenho divergência com a senhora nesse entendimento, nós vamos usar o Regimento Interno, que serve para dirimir qualquer tipo de dificuldade”, decidiu.

Mais uma vez, Pereira voltou a usar a palavra para destacar que durante a trajetória de Marcelo Victor a frente da presidência da Casa, o parlamentar sempre fez questão de dizer que as decisões eram democráticas e tudo era dividido com o Plenário. Victor reagiu ao afirmar que a deputada estava “faltando com a verdade” e a desafiou a dizer o dia em que restringiu o uso do painel eletrônico durante as votações.

“Talvez a senhora só respeite o líder democrático que sou quando atendo os interesses da senhora. Quando eu não atendo, a senhora não respeita. Eu tenho um compromisso e vou manter: seguir o regimento interno”, disparou Marcelo Victor.

O desentendimento entre Jó Pereira e Marcelo Victor está sendo interpretado como um embate político, já que o presidente da ALE teria rompido politicamente com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas).

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos