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’Ecovia Norte’: obra abandonada por Rui Palmeira em oito anos de gestão, é acelerada e entregue por JHC

Na administração do ex-prefeito, a ‘Ecovia Norte’ era uma rota esburacada, com maquinários parados e com pouquíssima atenção municipal

08/04/2022 13h01
’Ecovia Norte’: obra abandonada por Rui Palmeira em oito anos de gestão, é acelerada e entregue por JHC

Antes chamada de “Ecovia Norte”, a obra que liga o bairro do Benedito Bentes à Guaxuma, foi relegada a último plano na administração do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, ex-filiado ao PSDB e hoje no PSD. Durante os oito anos de sua gestão, o cenário no local era de maquinários parados, poucos trabalhadores, iluminação precária na região e motoristas trafegando em rotas arriscadas e sem qualquer segurança viária.

A população residente no local passou a ter esperanças de que a obra fosse retomada e concluída na gestão do prefeito JHC (PSB). Em pouco mais de um ano de administração, o gestor municipal autorizou investimentos e fez questão de acompanhar de perto a evolução de cada dia de trabalho. JHC também modificou o nome da obra para “Rota do Mar”, que hoje está pronta para o tráfego, encurtando distâncias entre a parte alta e litorânea da capital alagoana.

Em um comparativo rápido sobre os trabalhos da antiga gestão Rui Palmeira na obra viária com os trabalhos intensificados na administração do prefeito JHC, fica evidente o quanto a obra avançou. Na vagareza peculiar ao ex-prefeito, os serviços de terraplanagem, com os cortes e aterros ao longo da plataforma davam a entender que naquele ritmo, a obra duraria mais uns quatro ou oito anos para ser concluída.

JHC autorizou investimentos de R$ 26 milhões e junto ao Governo Federal conseguiu destravar repasses para garantir a infraestrutura de trabalho. O resultado deste somatório de esforços foi visto na prática: mais de 200 empregos diretos foram gerados na obra e o que era uma via esburacada, recebeu asfalto, o canteiro central foi regularizado, construção de meio-fio, boca de lobo, linha d´água e aterro. Quem vivia na região no breu, a iluminação se tornou realidade.

Quase 100 mil pessoas serão beneficiadas com a nova via, que já é uma alternativa rápida e segura de deslocamento aos maceioenses. Na gestão de Rui Palmeira, essa quantidade de pessoas tinha que buscar rotas com tráfego intenso nas principais avenidas da capital para chegar ao seu local de destino.

Rota do Mar - A avenida tem 5,9km de extensão e será formada por quatro corredores secundários. O primeiro possui pouco mais de 2 km de extensão e faz a ligação até o bairro do Antares. O segundo tem quase 4 km e leva até o Conjunto José Tenório, na Serraria. Já o terceiro conta com 3,5 km, chegando até o bairro São Jorge. Por fim, o último corredor viário terá 1,5 km e vai até o aterro sanitário.

Além dos serviços de infraestrutura, a Rota do Mar conta com o mais moderno parque de iluminação instalado em Maceió. Com investimento na ordem de R$ 3,8 milhões, o trabalho ali executado tem como diferencial o distanciamento dos postes, que foi diminuído de 35 para 30 metros, para melhorar a capacidade de luminosidade

Ao todo, foram instaladas 318 luminárias em LED, distribuídas em 317 postes, que vão assegurar conforto e segurança aos que trafegam na via. Cada uma das luminárias tem potencial para iluminar um raio de 18 metros.

A prefeitura investiu R$ 117,7 mil na sinalização da Rota do Mar. Os serviços foram executados pela equipe de Obras Viárias da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e têm o intuito de garantir segurança viária no deslocamento dos maceioenses.

O projeto segue as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e contempla faixas de pedestres, linhas tracejadas e contínuas, além de zebrados. Ao todo, são 2.950 m² de sinalização horizontal e 84 placas de sinalização vertical, que advertem sobre a presença de rotatórias, travessia de pedestres, e que regulamentam a velocidade e os locais de parada permitidos.

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O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

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