Politicando

Politicando

Politicando

Lessa ainda não decidiu se será candidato para agradar o PDT ou se fica no grupo de JHC

Vice-prefeito pode entrar no limbo caso tome decisão errada

26/04/2022 17h05
Lessa ainda não decidiu se será candidato para agradar o PDT ou se fica no grupo de JHC

Principal nome do PDT em Alagoas, o vice-prefeito de Maceió Ronaldo Lessa está ficando sem tempo para tomar uma decisão sobre o seu destino político. Ele tem apenas duas opções: sai candidato ao Governo ou Senado para dar um palanque para Ciro Gomes ou não coloca seu nome nas urnas e permanece no grupo político liderado por JHC (PSB) e Rodrigo Cunha (União Brasil).

Lessa tem sido pressionado por dirigentes partidários para concorrer às eleições deste ano puramente por ideologia política. Isso por que o candidato a presidente da República do partido precisa de um palanque em Alagoas. Por outro lado, há integrantes da legenda que possuem cargos comissionados na Prefeitura por indicação do partido e essas pessoas não querem perder o emprego. Ou seja: o PDT está dividido.

A segunda opção é simples, basta Ronaldo Lessa ficar como está, continuando com os espaços que o PDT possui na gestão municipal e caminhando ao lado do seu “amigo Jota”. Isso poderá desagradar a uma pequena parte de dirigentes partidários, mas seria uma decisão avaliada como “madura” por interlocutores do time JHC/Cunha.

Caso Lessa decida ser candidato a alguma coisa, mesmo sendo vice-prefeito da Capital, não haverá mais espaço no grupo político que ele faz parte atualmente. E isso é natural, já que há uma chapa majoritária com nomes definidos para governador, vice e senador.

O que pode melhorar a vida do ex-governador é se o nome da deputada estadual Jó Pereira, principal opção para vice de Cunha, fique impossibilitada com a federação entre PSDB e Cidadania. Isso colocaria Lessa como substituto para compor a chapa majoritária na condição de  candidato a vice-governador. 

Aos 74 anos de idade, após ter ocupado os cargos de vereador, prefeito, deputado estadual e federal, e governador, é esperado que Ronaldo Lessa não tome uma decisão radical que acabe sucumbindo no esquecimento – como ocorreu num passado recente.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos