Politicando

Politicando

Politicando

Em baixa nas pesquisas ao Senado, Collor pode ser indicado por Bolsonaro para embaixada nos EUA

Ex-presidente aposta na reeleição de Bolsonaro para se manter na vida pública

18/05/2022 07h07 - Atualizado em 18/05/2022 08h08
Em baixa nas pesquisas ao Senado, Collor pode ser indicado por Bolsonaro para embaixada nos EUA

As pesquisas de opinião pública – antigas e novas – mostram que a reeleição de Fernando Collor (PTB) ao Senado Federal é improvável. Não é especulação, são dados que tendem a resultar em fatos. Para ter uma saída honrosa da vida pública, bolsonaristas acreditam que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pode indicar o senador alagoano para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Indiscretamente, Collor tenta associar sua imagem à de Bolsonaro correndo o risco de atrair a aceitação quanto a rejeição do presidente. No entanto, segundo bolsonaristas de Alagoas, a estratégia o senador em ser uma espécie de “papagaio de pirata” de Bolsonaro é uma estratégia de olho não apenas em troca de apoio político para as eleições de outubro próximo, mas na possibilidade de se tornar embaixador.

Vale destacar que Collor já residiu por muitos anos nos EUA, onde possui propriedades e passa boa parte do ano com a família. Há quem diga que o senador fica no Brasil apenas no período pré-eleitoral.

Em 2019, Bolsonaro revelou que tinha decidido indicar o filho Eduardo Bolsonaro para ser embaixador no país que era presidido por Donald Trump. No entanto, duas questões afastaram o filho 03 do presidente: o fato de não ter qualificação e a possibilidade de a nomeação ferir a súmula que trata sobre nepotismo.

À época, o vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Marcos do Val, do Cidadania, fez um apelo para que Jair Bolsonaro voltasse atrás. “A embaixada em Washington é uma embaixada estratégica, requer um diplomata com muita experiência. Peço que presidente da República possa reavaliar essa posição, essa possibilidade de indicar seu filho, que é uma pessoa que não tem essa experiência”, disse.

Através das redes sociais, Collor afirma que é candidato à reeleição. No entanto, vale destacar que o ex-presidente da República chegou a anunciar candidatura ao Governo de Alagoas, mas desistiu no meio do caminho.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos