Politicando

Politicando

Politicando

Coronel e delegado disputam votos de bolsonaristas em AL para a Câmara Federal

Do Valle e Fábio Costa almejam cargo de deputado federal

25/05/2022 16h04 - Atualizado em 25/05/2022 17h05
Coronel e delegado disputam votos de bolsonaristas em AL para a Câmara Federal

Embora tenha sua atuação repudiada pelos movimentos sociais ao assumir o Comando do Policiamento da Capital (CPC), o coronel da PM Valter do Valle conseguiu mais destaque para o seu projeto político de conquistar uma vaga na Câmara Federal.

O oficial da PM irá disputar os votos dos admiradores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), com o delegado da Polícia Civil (PC) e vereador por Maceió, Fábio Costa (Progressistas). Ambos usam as redes sociais para mostrarem à população - em especial aos bolsonaristas - o quanto são “operacionais”.

Do Valle chegou a ser convidado a assinar ficha de filiação no MDB, mas negou pelo fato de o partido apoiar Lula (PT) na disputa presidencial. Ele é totalmente contrário aos movimentos de esquerda, e se considera “conservador e da extrema direita”.

Por ser militar, a legislação eleitoral permite que ele permaneça no exercício de suas funções e se filie em qualquer partido político no prazo de até três meses antes das eleições. No entanto, por ele está num posto de comando, há dúvidas sobre o prazo de desincompatibilização - que é de seis meses antes do pleito.

Embora ainda não haja um entendimento jurídico claro a respeito da candidatura de Do Valle, o fato é que, tanto ele quanto Fábio Costa, irão “brigar” pelos votos dos bolsonaristas em Alagoas. Sobre quem sairá vitorioso, só saberemos em outubro próximo.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos