Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

A disputa pela hegemonia política de Alagoas

29/05/2022 08h08 - Atualizado em 29/05/2022 09h09
A disputa pela hegemonia política de Alagoas

A disputa pela hegemonia política de Alagoas já começou. Basta acompanhar as redes sociais, o noticiário do dia a dia, os comentaristas, analistas e colunistas políticos para comprovar esse fato. Os palanques para as próximas eleições estão aos poucos sendo definidos, provavelmente, isso vale também para 2024.

Arthur Lira tornou-se em um dos mais importantes aliados do presidente Jair Bolsonaro e uma das mais importantes figuras da política brasileira na atualidade é, nada mais nada menos, que o presidente da Câmara Federal.

Lira apoia a chapa para o governo do estado, encabeçada pelo senador Rodrigo Cunha que tem como vice a deputada Jó Pereira. Um problema que poderá afetar o desempenho de Rodrigo é sua neutralidade - declarada por ele - em relação as eleições presidenciais. Enquanto Arthur Lira – um dos maiores apoiadores e idealizadores da candidatura de Rodrigo ao governo de Alagoas - apoia Jair Bolsonaro, cunha já declarou neutralidade nessa questão – pelo menos até o momento -.

Um time de peso está sendo formado – salvo acidente de percurso -, para enfrentar os Calheiros: Lira, JHC, Rodrigo Cunha, Davi Davino Filho, Jó Pereira, Ronaldo Lessa e, provavelmente, Collor de Mello. Caso seja mantido, será um palanque que virá com muita força e poderio político considerável às eleições que se aproximam.

Enquanto isso, Renan Calheiros e Renan Filho têm ao seu lado como políticos de destaque e densidade eleitoral, o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Vitor - que traz consigo vários deputados -, o atual governador Paulo Dantas – uma liderança incontestável no sertão alagoano -, a maioria dos prefeitos, dentre outros.

É claro e evidente que essa disputa pela hegemonia política alagoana provavelmente se estenderá às eleições municipais de 2024, ou seja, onde tiver um candidato a prefeito apoiado por Renan Calheiros e Renan Filho, sem dúvidas, teremos outro apoiado por Arthur Lira, JHC e Rodrigo Cunha.

Por isso, nenhum candidato poderá ser descartado nas futuras eleições municipais e, como a política está sempre em mutação, o resultado do próximo pleito terá um peso muito grande no resultado das eleições de 2024.

E a candidatura e chances do ex-prefeito Rui Palmeira? Aí é uma outra história que analisarei na próxima matéria.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos