Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

As possibilidades de Rui Palmeira ser governador

01/06/2022 21h09 - Atualizado em 01/06/2022 21h09
As possibilidades de Rui Palmeira ser governador

O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, terá uma difícil missão: enfrentar os dois grupos políticos de bastante densidade eleitoral na corrida ao governo do estado: um liderado por Renan Calheiros e Renan Filho e o outro capitaneado por Arthur Lira e João Henrique Caldas.

O grande desafio para o ex-prefeito é chegar ao segundo turno das eleições, porque só assim, suas chances de governar o estado aumentarão consideravelmente.

Rui Palmeira tem que estar focado em todas as variáveis possíveis, em todos os aspectos do quadro político atual, mas, principalmente, o de brigar para no mínimo chegar em segundo lugar da corrida governamental.

O ex-prefeito apoiou à sua sucessão nas eleições a Prefeitura de Maceió, o ex-procurador Alfredo Gaspar de Mendonça, o qual se notabilizou como procurador, mas, sobretudo, como secretário de segurança pública de Alagoas, ao realizar um excelente trabalho à frente dessa pasta.

Rui aliou-se a Renan Filho nas eleições da capital alagoana para apoiar Alfredo Gaspar, mas, apesar da força das máquinas da prefeitura e do governo do estado, não conseguiu derrotar o então candidato de oposição João Henrique Caldas.

O ex-prefeito e o ex-governador nutrem respeito mútuo e isso é um indicativo de que os Calheiros poderão estar no palanque de Rui no caso de Paulo Dantas não ir ao segundo turno. Rui ainda goza de prestígio de grande parte do grupo político liderado pelo senador Renan e pelo ex-governador Renan Filho.

Pelo menos até agora não há nenhum empecilho, nenhum impedimento de os Renans apoiarem Rui Palmeira em uma eventual segundo turno contra Rodrigo Cunha, isto porque, Cunha conta com o apoio total, geral e irrestrito de Arthur Lira - hoje inimigo número de Renan pai e Renan Filho -.

Com essa disputa pela hegemonia da política alagoana entre os Calheiros e Arthur Lira, é claro e evidente que, o ex-prefeito Rui Palmeira poderá ganhar politicamente; senão vejamos:

Se Rui Palmeira for ao segundo turno contra Paulo Dantas, o deputado Arthur Lira, o prefeito JHC e o senador Rodrigo Cunha entrarão na campanha com toda a força que possuem para apoia-lo e, assim, derrotar o grupo calheirista. Se Rodrigo Cunha for ao segundo turno contra Rui Palmeira, o grupo liderado pelos Calheiros apoiarão Rui e tudo fará para que o comando do estado não caia nas mãos de Rodrigo - leia-se Arthur Lira.

Portanto, o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, poderá lucrar politicamente com essa situação e vê suas chances de comandar o estado cada vez mais reais, mas, para que isso ocorra é necessário primeiro: chegar ao segundo turno e depois apostar no embate entre Lira e os Calheiros.

Os marqueteiros, analistas e os conselheiros políticos do ex-prefeito têm que trabalhar com essa hipótese, visando essa possiblidade, ou seja, lutar de todas as formas para chegar ao segundo turno das eleições.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos