Politicando

Politicando

Politicando

Do Valle diz ser fake news matéria sobre renúncia da esposa dele à 2ª suplência

Candidato ao Senado pelo PROS usou um vídeo de 2 minutos e 50 segundos para criticar a notícia veiculada

15/09/2022 13h01
Do Valle diz ser fake news matéria sobre renúncia da esposa dele à 2ª suplência

O candidato ao Senado Federal coronel da Polícia Militar Walter Do Valle (PROS) contestou e classificou de fake news a matéria publicada no Blog Politicando, do Portal 7 Segundos, na quarta-feira (14), intitulada “Esposa de Do Valle o abandona na briga ao Senado ao renunciar 2ª suplência. A notícia trata da renúncia das duas suplentes dele, sendo que uma se trata da esposa do oficial, a major PM Maria Do Valle, que ocupava a segunda suplência, e da advogada Janaina Basílio Gomes Lins, que era a primeira suplente.

No vídeo que tem 2 minutos e 50 segundos, Do Valle rebate as informações do Blog Politicando, do Portal 7 Segundos, que noticiou a renúncia das duas suplentes dele, conforme consta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na página de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

“Minha gente. Por aqui, coronel Do Valle, bolsonariano raiz. Mas agora o site 7Segundos, trouxe uma informação ao seu público, que a coronel Fátima tinha me abandonado na corrida ao Senado. Olha, vou deixar aqui, vocês do 7Segundos, para vocês, que fazem os blogs, as reportagens, os veículos de informação escrito, televisivo e falado; nos procure. Busque a informação correta. Não repassem para o púbico de vocês, informações pela metade, fake news. Isso não é bom”, diz Do Valle em um trecho do vídeo.

Na sequência, o candidato ao Senado Federal apresenta uma explicação sobre o que ocorreu. “Minha esposa não me abandonou. Vocês do 7Segundos saibam, acho que vocês devem ter um corpo jurídico, não é possível? O candidato ao Senado, ele precisa de dois suplentes: o primeiro e o segundo suplente. Eu tinha como minha primeira suplente, minha cunhada Janaina Basílio, que é advogada, e como segundo suplente, a minha esposa coronel Fátima Do Valle. A questão é que ambas não assinaram a ficha de filiação com três meses de antecedência. A legislação não permite. E na segunda-feira, último dia para que a gente pudesse fazer a substituição. Eu fiz a substituição, por outros dois suplentes e meu regime de candidatura foi deferido, normalmente, e foi isso que aconteceu. Minha esposa não me abandonou. Tenho 27 anos de casado, com muito orgulho e volto a dizer”, afirma.

Nos segundos finais do vídeo, Do Valle orienta sobre fake news e dispara críticas contra os adversários dele ao Senado. “Gente, faça um jornalismo sério. Leve para seu público a informação correta. Não leve fake news. Não leve informações pela metade. As pessoas precisam saber da verdade. Agora tem um candidato ao Senado, que o seu suplente, o seu primeiro suplente, seu regime de candidatura foi indeferido. Vocês deviam publicar isso. Procurar saber o porquê dele... Eu sou ficha limpa. Sou homem de bem. Vocês que estão me acompanhando, continuem apostando. Coronel Do Valle, 900. Os que estão aí são de famílias, receberam cada um R$ 3 milhões do Fundo Eleitoral e estão de todo o jeito querendo me tirar do páreo. Eu vou vencer os dois, nessa briga pelo Senado. Tamujunto. Junto com Bolsonaro, 22. E vamos mudar esse Brasil e vamos mudar Alagoas”, finalizou.

Quanto ao questionamento sobre ter noticiado o indeferimento da candidatura de João Caldas, suplente de Davi Filho, o Blog Politicando divulgou a informação, da saída do pai do prefeito licenciado JHC, e informou que Gilda Caldas foi escolhida para substituir. E ainda trouxe detalhes, informando que ela assumiu no apagar das luzes, ou seja, nos minutos finais do limite do prazo para fazer as substituições.

Segue matéria publicada pelo Blog Politicando dando conta da renúncia de candidatura à primeira suplência da esposa de Do Valle:

Esposa do coronel Do Valle o abandona na briga ao Senado ao renunciar 2ª suplência

Não está fácil mesmo para o coronel da Polícia Militar Walter Do Valle na briga pela vaga ao Senado Federal. Isso porque o candidato do PROS por pouco não viu sozinho na corrida eleitoral. As duas suplentes dele renunciaram o cargo em disputa. E entre elas, está a própria esposa de Do Valle, a major PM Maria Do Valle, que era a segunda suplente na chapa.

No lugar da major PM Maria do Valle foi colocado para a vaga de primeiro suplente o bombeiro civil Luiz dos Santos. E para substituir a primeira suplência que era ocupada pela advogada Janaina Basílio Gomes Lins, que também renunciou, foi feito o registro de Adriano Santos Júnior.

No início de sua candidatura, coronel Do Valle já havia sofrido pedido de impugnação junto à Justiça Eleitoral

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos