Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Os últimos cartuchos

19/09/2022 22h10 - Atualizado em 19/09/2022 22h10
Os últimos cartuchos

Faltando apenas treze dias para as eleições, qualquer fato novo que cause repercussão, comoção, revolta, indignação, poderá influenciar decisivamente nos números das pesquisas e, consequentemente, dizer quem irá ao segundo turno na disputa para o governo de Alagoas.

Como a disputa às eleições majoritárias em Alagoas está bastante acirrada, seria prematuro dizer quem seguramente irá para o segundo turno. Provavelmente, devido a sua boa vantagem em relação aos demais, o governador Paulo Dantas terá uma vaga assegurada.

Os postulantes ao cargo de governador do Estado jogarão todas as suas fichas para tentar sensibilizar o eleitor, especificamente os indecisos.

A título de esclarecimento, temos cinco grupos de eleitores: cristalizado a favor, inclinados a favor, indefinidos, inclinados contra e cristalizados contra.

Os candidatos devem se preocupar com os eleitores indefinidos, porque esses estão nessa situação por dúvida, ou desinteresse em relação aos candidatos e até mesmo as eleições e a política. Esse é um grupo que pode decidir uma eleição principalmente quando esta é acirrada.

Os cristalizados contra e os inclinados contra são eleitores que certamente votarão em candidato adversário, não vale a pena investir nesse grupo de eleitores porque será perca de tempo e de dinheiro, a chance desse tipo de eleitor mudar de opinião é praticamente zero. Os cristalizados a favor e os inclinados a favor são eleitores que certamente votarão no candidato.

Portanto, os inclinados a favor e os indefinidos são os grupos de eleitores nos quais devem ser concentrados todos os esforços da campanha para tentar, principalmente na reta final da campanha, conquistar essa classe de eleitores.

Faltando duas semanas para o pleito, os últimos cartuchos serão queimados pelos candidatos e, assim, reviravoltas poderão acontecer até o dia da votação e, consequentemente poderá, quem sabe, influenciar decisivamente, no resultado das eleições.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos