Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Em solenidade, prefeito Marcos Silva garante pagamento integral dos precatórios aos trabalhadores da educação

17/12/2022 14h02 - Atualizado em 18/12/2022 09h09
Em solenidade, prefeito Marcos Silva garante pagamento integral dos precatórios aos trabalhadores da educação

Em solenidade de encerramento ocorrida na manhã desta quinta-feira (15), no Plenário da Câmara Municipal de Messias, o prefeito Marcos Silva, fez um balanço desses dois primeiros anos de sua administração, agradeceu ao ex-governador Renan Filho, ao senador Renan Calheiros, ao govenador Paulo Dantas e aos deputados Antônio e Nivaldo Albuquerque pela parceria. O prefeito foi aplaudido de pé ao anunciar o pagamento dos precatórios dos trabalhadores da educação de forma integral sem usar os 40 % que a Lei lhe faculta para melhoria nas escolas.

Veja o discurso do prefeito na Tribuna da Câmara:

“É motivo de muita honra e alegria está aqui reunido com vocês. Minha gratidão a Deus, a minha família e ao povo messiense. Saúdo a todos os vereadores em nome do vereador Ary Cleyton, a população de Messias, aos professores, aos secretários municipais. Quero aqui prestar minha solidariedade a todos os que nos deixaram, a exemplo de seu Pedrinho - ex-prefeito -, ao amigo Ná, a professora Eliene, Maura dos Santos - mãe do amigo Barra Nova -, Adelmo Dentinho e aos vários amigos que se foram, que Deus conforte o coração de seus familiares”.

O prefeito agradeceu aos vereadores pela aprovação da LOA e dos precatórios do Fundef:

“Primeiro, gostaria de agradecer a esta Casa pela aprovação da LOA [Lei Orçamentária Anual] e pela aprovação dos precatórios do Fundef. Eu falei em audiência pública que o meu desejo é que seja rateado para todos, mas que, ninguém está acima da lei; lei foi feita para se cumprir; sei que vou desagradar a alguns mas irei agradar a muitos. O meu desejo é agradar a todos, mas sempre cumprindo a Constituição. Eu tinha essa intenção de ratear, houve essa demora por conta da própria lei, que se vocês observarem ela dar direito ao rateio, ela é de abril de 2022, só que, havia muita contradição entre prefeitos e advogados. Se eu quisesse usar de má fé eu tinha gasto esse dinheiro. Lamentavelmente foi gasto 78% de todo o valor que veio para Messias, cerca de 18 milhões de reais, de onde só deveria ter sido gasto 40%. Marcos Silva não é o culpado e isso já foi provado, graças a Deus estou com minha consciência tranquila”

Marcos Silva falou sobre seus dois anos de administração:

“Durante esses dois anos sabemos que houve falhas e houve também muitos acertos. Foram reformadas três creches, a Escola Diná Fonseca ampliada e reformada, o Posto de Saúde Luiza Suruagy, Praças, tudo reformado com recursos próprios, colocamos 60% de lâmpadas de led na cidade, por isso que estamos com dificuldades em algumas outras áreas. Muitas vezes as pessoas só enxergam coisas negativas, mas graças a Deus as coisas boas estão sendo feitas”.

O gestor falou sobre os programas sociais:

“Já foram circulados no comercio local só este ano com o Programa Messias Solidário quase meio milhão de reais e foram distribuídas doze mil e quinhentas cestas básicas com recursos próprios, também através do Programa Quem Tem Fome Tem Pressa, mas isso poucos veem, mas quem come ver. Por isso eu durmo de cabeça erguida.

ainda há muito por fazer: 

"Quero parabenizar aos secretários pelo trabalho que está sendo feito; lógico que tem muito ainda por fazer, mas a gente está cuidando, por exemplo, no fardamento houve uma falha sim do setor de licitação, mas essa licitação já foi publicada; estamos cuidando da questão do fardamento".


Meu desejo é que não falte Remédios:

“Gente, em todo o setor público SUS sempre faltou remédio, o meu desejo é que não falte, mas, devido a pandemia que ainda persisti no município temos dificuldades. Antes da gestão do Marcos Silva as pessoas viam, mas não tinham coragem de falar, como falam de minha gestão. Nem toda receita que chega é de obrigação do SUS, é preciso que a população e o os vereadores prestem atenção nisso. São dificuldades que não é só em Messias, mas em todo o Brasil”.

Em relação a BRK:

“Na questão da água, o que tenho cobrado vocês não têm noção. É preciso que a gente marque uma audiência pública mais uma vez para que possamos tomar as providências cabíveis, mas não depende só de mim, mas a BRK já sinalizou fazer a estação de tratamento da água no primeiro semestre do ano que vem, vamos aguardar. Em relação a taxa, irei me reunir com os vereadores para resolver, é uma taxa abusiva e não estou satisfeito com isso, porque estou aqui para defender o desejo e a vontade do povo que me colocou aqui”.

Sobre os pedidos:

“São muitos pedidos, vereadores, mas eu entendo os compromissos de vocês, a gente tem dificuldades de executar todos de uma só vez. Não é o pedido só do vereador, é do povo também, mas graças a Deus tem muita coisa boa chegando em meio a toda essas dificuldades”.

Fez uma pausa para continuar: 

“Conseguimos equipamentos Pá Michigan retroescavadeira, ônibus, carro pipa, caminhão coletor, isso é um avanço, dos quatro anos que o povo e Deus me deu uma parte já foi feita a outra estar por vir: o Complexo Esportivo está naquela condução, mas não foi culpa minha, mas graças a Deus a Caixa já destravou todo o processo burocrático e já está sendo publicada a licitação, talvez ainda esse ano, para que agora no final de janeiro e fevereiro a gente comece aquela obra para terminar. Aí depois vem a Creche Cria que é do Governo do Estado; tive uma reunião com o governador e ele já mandou o pessoal vir aqui, o Programa Cidade Linda o governo já se comprometeu, ele já enviou 5km de asfalto, e ele falou que não vai parar por aí. o governador se comprometeu a realizar um sonho não apenas meu, mas da maioria da população que é mudar aquele Cisp para outro local, colocando-o no lugar certo para desobstruir aquela rua e devolvê-la para a população e isso vai ser realizado porque o governador é um homem de palavra. Temos também a ciclovia que prometi e teremos outros projetos importantes como a questão da escadaria do matadouro, sinalização, calçamento e campo da Bititinga;  as coisas estão caminhando bem.

Quero parabenizar ao pessoal da Vigilância Municipal Motorizada e a todos que fazem parte da segurança de nosso município; pessoal muito obrigado de coração, obrigado pela confiança em mim depositada, obrigado mais uma vez a minha família, aos meus amigos, aos vereadores, aos secretários, aos funcionários públicos, aos deputados Antônio e Nivaldo Albuquerque. O deputado Nivaldo Albuquerque mesmo perdendo a eleição, honrou o compromisso com a gente, ele já destinou para o ano que vem, um milhão e seiscentos mil reais. O deputado Antônio Albuquerque destinou  140.000 e vai destinar mais trezentos mil para a saúde; graças a Deus que as coisas estão caminhando, falhas existem e sempre vão existir. Mais uma vez fica aqui minha gratidão a Deus, a todos vocês, que papai do céu nos ilumine cada vez mais para que a gente possa dar o nosso melhor a essa população tão sofrida, jamais irei desistir de transformar nossa querida Messias numa cidade cada vez melhor de se viver. Um beijo no coração um feliz natal para todos e fiquem em paz.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos