Politicando

Politicando

Politicando

Renan Calheiros reclama de ‘furo’ em acordo com PT no Senado

O senador Renan Calheiros, por meio do Twitter, comentou com seus seguidores sobre uma quebra de acordo entre o MDB e o atual bloco do PT do Senado.

06/02/2023 11h11 - Atualizado em 06/02/2023 11h11
Renan Calheiros reclama de ‘furo’ em acordo com PT no Senado

Os acordos no Senado para a formação de blocos partidários já começaram. O objetivo dos Senadores é atuarem de forma conjunta em debates e votações para, assim, obterem força de decisão.

O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntou forças ao PSB e ao PSD. Juntos, os três partidos somam 28 senadores e se definiram como “Resistência Democrática”. A sigla de Lula deixou de fora, no entanto, o MDB, que se aproximou do presidente nas eleições de 2022.

Por meio de uma postagem no Twitter, na última sexta-feira, dia 03 de fevereiro, o Senador Renan Calheiros, cacique emedebista e um dos principais articuladores na aproximação com o PT, reclamou da quebra de acordo que excluiu seu partido da formação do bloco. Com isso, o MDB decidiu aderir ao bloco que inclui, além do União Brasil, Podemos, PDT, PSDB e Rede. O bloco soma 31 senadores e se denomina “Democracia”.

Se fosse formado como Renan planejava, PT, PSD, PSB, MDB e União Brasil formariam um bloco com 43 senadores, o que representaria mais de 50% dos 81 senadores.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, atuará sozinho com os 12 senadores eleitos pela sigla. Já o PP e o Republicanos, se uniram e somam o total de 10 senadores.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos