Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

A pergunta que se faz é: qual a importância das enquetes eleitorais?

28/02/2023 17h05 - Atualizado em 28/02/2023 17h05
A pergunta que se faz é: qual a importância das enquetes eleitorais?

Em períodos eleitorais costuma-se ver a realização de enquetes nas redes sociais; blogs, sites etc. Entretanto, devo esclarecer que, apesar de sua utilidade a enquete não pode ser confundida com a pesquisa eleitoral. 

Primeiro é preciso esclarecer que pesquisas seguem métodos científicos e eleitorais, ao contrário de enquetes. As primeiras são representativas da população, enquanto que a segunda mostra a opinião de grupos específicos e não reflete a opinião da população em geral.

As pesquisas têm metodologia e abrange um universo maior das intenções de voto, a enquete só informa sobre as intenções daquele grupo específico que a respondeu, elas não possuem plano amostral e metodológico. Elas funcionam a partir da participação espontânea do interessado.

Vale salientar que, enquetes realizadas em sites e por meio das redes sociais  não têm valor científico e não podem ser usadas para determinar as intenções de voto da população como um todo. A pesquisa é feita com uma amostra cientificamente calculada da população,

A amostragem é feita a partir de análise estatística, da probabilística, que garantem que aquele número de eleitores entrevistados é capaz de dar um resultado representação relativamente confiável, dentro de uma margem de erro e um índice de confiança, da opinião da população como um todo

Já as enquetes, que se popularizaram nas redes sociais, não levam em consideração critérios científicos na montagem da amostra, e por isso são vulneráveis a distorções.

A grande vantagem desse método é que você consegue acompanhar o resultado praticamente em tempo real, assim, você obtém as informações que precisa de forma rápida, facilitando a tomada de decisões mesmo que não tenha embasamento científico.

Isso é possível porque a enquete é direta no seu objetivo, afinal, ela tem caráter mais fechado, ou seja, as opções de respostas já trazem uma proposta de solução do caso a ser analisado.

Isso também vale para enquetes realizadas na internet, seja por meio das redes sociais ou em sites específicos. Essas enquetes são feitas sem controle da amostra de entrevistados.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos