Politicando

Politicando

Politicando

Tutmés Airan fica de fora da lista para ministro do STJ

Escolha foi realizada na manhã desta quarta em Brasília. Paulistas, mineiros e cariocas foram os escolhidos

23/08/2023 12h12
Tutmés Airan fica de fora da lista para ministro do STJ

Em sessão marcada por um clima tenso, realizada na manhã desta quarta-feira (23), o pleno do Superior Tribunal de Justiça escolheu os quatro nomes que irão compor a lista de candidatos a ministro da corte, que será entregue ao presidente Lula (PT).

O desembargador alagoano Tutmés Airan de Albuquerque, que concorria a uma das vagas, ficou de fora da lista final. Pelas regras da votação, eram necessários pelo menos 17 dos 30 votos dos ministros para que um candidato figurasse na lista.

O processo de escolha para a lista foi marcado por um alto nível de tensão e articulação de bastidores. Dois ministros do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, fizeram um pesado lobby por seus candidatos. Outros ministros do STJ faziam campanha aberta para seus 'apadrinhados'.

Membros do governo também atuaram fortemente para emplacar nomes de seus estados. Jacques Wagner, líder do governo no senado, articulou votos em torno de um desembargador baiano.

Carlos Von Adamek, desembargador do TJ-SP, foi o primeiro escolhido com 19 votos. Adamek era apadrinhado pelo ministro do STF Dias Toffoli. Afrânio Vilela (TJ-MG) e Elton Leme (TJ-RJ) foram os outros escolhidos até às 12h de hoje. Ainda está aberta a escolha do último nome.

A lista quádrupla será entregue ao presidente Lula, que escolherá dois desses nomes. Eles serão sabatinados pelo senado e se aprovados, tomam posse como ministros do STJ, a segunda corte mais importante do país.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos