Politicando

Politicando

Politicando

Se reeleito em 2024 e quiser ser governador em 2026, JHC deve renunciar seis meses antes da eleição, dizem juristas

Renúncia deve impactar na decisão do prefeito em candidatar-se ou não ao executivo alagoano em 2026

13/11/2023 17h05 - Atualizado em 14/11/2023 06h06
Se reeleito em 2024 e quiser ser governador em 2026, JHC deve renunciar seis meses antes da eleição, dizem juristas

Uma dúvida levantada durante os debates do quadro Café com Política, no programa Antena Manhã da Rede Antena 7, fez com que o Blog Bastidores consultasse alguns juristas especializados em direito eleitoral e sanasse a questão levantada.

A indagação foi a seguinte: se JHC, reeleito prefeito em 2024 e se estiver disposto a se candidatar ao governo do estado em 2026, deve renunciar ao mandato de prefeito seis meses antes da eleição? ou só renuncia na hipótese de vencer o pleito e assumir o governo?

Esta questão é importante, principalmente porque pode balizar uma futura decisão do senador Rodrigo Cunha (Podemos) em decidir deixar o senado e ser candidato a vice de JHC, com vistas a assumir o mandato de prefeito quando o titular se afastar para o processo de 2026.

Ambos os juristas consultados pelo blog confirmaram a mesma ideia: JHC deve se afastar da prefeitura seis meses antes das eleições, caso queira concorrer ao mandato de governador em 2026. Caso contrário, fica configurado um terceiro mandato executivo consecutivo, o que é vedado pela lei eleitoral.

Ou seja, caso JHC se reeleja em 2024 e queira ser candidato ao governo em 2026, deve renunciar ao mandato de prefeito ainda antes de qualquer ato de campanha, com o vice assumindo o posto definitivamente. Uma vez derrotado, o prefeito fica sem mandato.

A renúncia obrigatória é mais um ingrediente que deve fazer o atual gestor da capital refletir sobre qual tipo de vice gostaria de ter na prefeitura. Assim como Renan Filho em 2022, JHC também ficaria sem mandato por alguns meses, e teria que fazer política com a anuência do vice sentado em sua ex-cadeira.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos