Politicando

Politicando

Politicando

Bancada ‘governista’ de AL se reúne com Alckmin em Brasília; Lula vem a AL ver de perto a tragédia provocada pela Braskem

Confirmação da visita do presidente foi feita pelo senador Renan Calheiros (MDB)

05/12/2023 17h05 - Atualizado em 05/12/2023 17h05
Bancada ‘governista’ de AL se reúne com Alckmin em Brasília; Lula vem a AL ver de perto a tragédia provocada pela Braskem

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) reuniu-se na tarde desta terça-feira (05) com a bancada calheirista do estado, a fim de definir algumas ações para minimizar o impacto do colapso da mina 18 da Braskem em Maceió.

O encontro contou, dentre outros, com a presença do governador Paulo Dantas (MDB), dos senadores Renan Calheiros (MDB) e Fernando Farias (MDB), do ministro Renan Filho (MDB) e dos deputados Rafael Brito (MDB) e Paulão (PT).

Além de Alckmin, estiveram presentes também ministros do governo, como o do Desenvolvimento Social Wellington Dias, da Igualdade Racial Anielle Franco e da Casa Civil, Rui Costa.

Na saída da reunião, Calheiros afirmou que possivelmente o presidente Lula (PT) virá a Alagoas, acompanhar de perto a situação dos bairros impactados. O presidente está na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes. O senador classificou a presença de Lula em Alagoas como ‘urgente e emergencial’.

Ainda segundo Calheiros, o governo fará ainda o pagamento de um auxílio para os pescadores e marisqueiras que estão impedidos de frequentar a lagoa, no valor de 2.640 reais. O governo vai se empenhar ainda em um projeto técnico de tamponamento das demais minas que ainda ameaçam a estabilidade do solo.

O governador Paulo Dantas solicitou ainda à AGU a revisão do acordo que foi fechado entre a Braskem e a prefeitura de Maceió. Dantas tem se manifestado na imprensa contra o acordo, afirmando que ele é inconstitucional porque isenta a empresa de quaisquer questões futuras em relação ao caso.

Alckmin se reuniu com as autoridades alagoanas poucos dias após receber o senador Rodrigo Cunha (Podemos), que age em outra frente política junto ao prefeito de Maceió, JHC (PL). Cunha exerce interinamente a função de presidente do senado, enquanto Rodrigo Pacheco está na COP28.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos