Politicando

Politicando

Politicando

Sem foto e sem acordo; Reunião entre Lula, Paulo Dantas e JHC termina sem definições e presidente não vem mais a AL

Lula ficou contrariado com realização de CPI da Braskem

12/12/2023 17h05 - Atualizado em 12/12/2023 17h05
Sem foto e sem acordo; Reunião entre Lula, Paulo Dantas e JHC termina sem definições e presidente não vem mais a AL

Encarada inicialmente como uma grande esperança de construção de soluções para a tragédia da Braskem, a reunião ocorrida hoje pela manhã em Brasília, entre o presidente Lula (PT) e a cúpula do poder alagoano, rapidamente transformou-se em enorme frustração.

Nenhum indicativo de ação concreta em torno da resolução do problema foi tirado do encontro - que tampouco teve registro em imagens ou vídeos, muito menos postagens nas redes sociais de nenhum envolvido. O clima não foi de reunião pública, mas de encontro secreto.

A não-solução apontada na reunião foi declarada pelo próprio ministro da Casa Civil Rui Costa, escalado para falar à imprensa nacional. “O presidente chamou uma reunião para que a gente possa estabelecer uma governança e resolver o problema da população. O clima político a gente espera que baixe”, disse.

No encontro, o presidente também mostrou-se insatisfeito com a criação da CPI da Braskem no Senado. Segundo interlocutores, Lula não quer que este caso tenha o mesmo tratamento dado às empreiteiras durante a operação Lava-Jato, que acabou fechando várias construtoras na época. Boa parte das ações da Braskem pertence à Petrobras.

Nos bastidores, a leitura do encontro é que Lula (aconselhado pelo PT baiano que é “amigo” da Novonor, controladora da Braskem) não quer meter o governo federal nesta questão, e gostaria que os aliados locais encontrassem uma forma de atuar conjuntamente - o que sentiu que não é possível.

Por fim, Costa ainda jogou o balde de água fria definitivo nas pretensões de Renan, de ver Lula em solo alagoano falando sobre o assunto. O presidente não virá a Alagoas enquanto permanecer a tensão política entre os lados.

- O presidente tem planos de visitar a região?, perguntou a repórter a Rui Costa.
- Não, não tem. A visita do presidente só quando tiver uma solução pra ser anunciada, uma solução que resolva o problema das pessoas. Da política a gente vai deixar de lado.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos