Politicando

Politicando

Politicando

Bancada alagoana em peso derruba veto do presidente Lula a desoneração da folha

Apenas dois parlamentares votaram pela manutenção do veto presidencial

15/12/2023 17h05
Bancada alagoana em peso derruba veto do presidente Lula a desoneração da folha

A chamada desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia brasileira vai continuar valendo pelos próximos quatro anos. O veto a esta proposta, que havia sido dado pelo presidente Lula (PT), caiu na noite desta quinta-feira (14) em sessão conjunta da câmara e do senado.

Do conjunto de 12 parlamentares alagoanos (nove deputados e três senadores), apenas dois votaram pela manutenção do veto do presidente: o deputado Paulão (PT) e o senador Renan Filho (MDB), que é ministro dos transportes do governo federal.

Outros sete parlamentares derrubaram o veto do presidente - inclusive alguns que vinham sendo fiéis a Lula: o senador Rodrigo Cunha (Podemos) e os deputados Daniel Barbosa (PP), Alfredo Gaspar (União), Marx Beltrão (PP), Rafael Brito (MDB), Luciano Amaral (PV) e Fábio Costa (PP).

Considerando matérias importantes para o governo, Rafael Brito, Daniel Barbosa e Luciano Amaral, que vinham sendo fiéis a Lula, registraram seus primeiros votos contrários a uma proposta presidencial. Gaspar e o delegado Fábio Costa seguiram o fluxo da oposição.

Desgostoso com Lula e insatisfeito com os rumos da CPI que criou no senado, Renan Calheiros (MDB) se ausentou da sessão, e levou com ele o deputado Isnaldo Bulhões (MDB). Foram os únicos da bancada alagoana que não registraram suas posições.

A desoneração da folha consome cerca de 9 bilhões de reais em renúncia fiscal por parte do governo federal, e vem sendo executada desde o ano de 2012. A atual proposta valeria até 31/12 deste ano, e Lula esperava o fim da ação para poder bater a meta fiscal zero em 2024.

Com o veto derrubado, a lei continua valendo por mais quatro anos, até 31/12 de 2027.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos