Politicando

Politicando

Politicando

Rodrigo Cunha resgata jornal de 1993 afirmando que Renan Calheiros foi presidente da Salgema

Senador postou publicação em suas redes sociais

21/12/2023 17h05 - Atualizado em 21/12/2023 18h06
Rodrigo Cunha resgata jornal de 1993 afirmando que Renan Calheiros foi presidente da Salgema

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) resgatou, na tarde desta quinta-feira (21), uma publicação em um jornal de 1993, noticiando a nomeação do atual senador Renan Calheiros (MDB) à função de presidente do conselho de administração da Salgema. A publicação é do dia 11 de setembro daquele ano.

No post, Cunha afirma que a operação da Polícia Federal desencadeada nesta quinta, denominada ‘Lágrimas de Sal’, também precisa investigar o senador emedebista, por suas relações com a empresa há cerca de trinta anos.

“A operação deflagrada hoje pela PF mira aqueles que comandaram a exploração de sal-gema debaixo das casas de milhares de maceioenses entre 1976 e 2019. O ex-presidente do Conselho da Salgema (atual Braskem), Renan Calheiros, quer ser investigador na CPI da Braskem, mas na verdade ele também precisa ser investigado”, disse Rodrigo.

O jornal afirma que, no dia anterior à publicação, o então ex-deputado federal Renan Calheiros havia assumido a presidência do conselho de administração da então estatal Salgema. Calheiros foi eleito ao cargo porque era o vice-presidente da Petroquisa, uma das suas empresas controladas.

Renan foi indicado à vice-presidência da Petroquisa pelo então presidente Itamar Franco, que assumiu o governo menos de um ano antes, com o impeachment de Fernando Collor. Ficou no cargo até 1994, quando foi candidato ao senado.

O senador afirmou, em declaração à revista Veja no início deste mês, que não tinha função executiva na então empresa estatal. “Como executivo da Petroquisa, eu representava a Petroquisa nas ações em todas as empresas petroquímicas. Eu não fui diretor, eu fui do conselho de administração de todas as empresas de que a Petroquisa participava”, disse.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos