Politicando

Politicando

Politicando

Além das férias, Zé Dirceu veio a AL intermediar a ‘paz’ entre Lula e Renan

Relação entre senador e presidente está estremecida desde aprofundamento da crise da Braskem

10/01/2024 12h12 - Atualizado em 10/01/2024 14h02
Além das férias, Zé Dirceu veio a AL intermediar a ‘paz’ entre Lula e Renan

Divulgada pela imprensa local na semana passada, a visita do ex-ministro José Dirceu a Alagoas serviu, na maior parte do tempo, ao descanso do velho petista que já foi um influente conselheiro de Lula.

Entretanto, mesmo ‘aposentado’ da política, Dirceu ainda é ouvido pelo presidente, e nesta condição veio ao estado executar uma missão a mais, além de deleitar-se nas nossas praias.

O ex-ministro esteve em Alagoas também para diminuir a distância na relação que já foi melhor entre Lula e o senador Renan Calheiros. Desde o mergulho de Renan no caso Braskem, a relação entre os velhos aliados esfriou.

O auge da insatisfação do presidente com o senador alagoano se deu na reunião ampliada, reunindo as maiores autoridades alagoanas, para tratar do agravamento da crise da Braskem. Quem viu, afirmou que Renan desceu do salto e bateu boca em vários momentos do encontro, o que desagradou Lula.

Dirceu teve uma longa conversa com Renan. Segundo uma fonte, ouviu mais do que falou. E trouxe do presidente a palavra de que ele ainda é importante na governabilidade do país.

Calheiros terá uma nova chance de restabelecer laços com Lula a partir de fevereiro, quando o congresso volta do recesso e a CPI da Braskem será instalada. A temperatura da aliança será medida a partir dos efeitos da atuação do senador alagoano na comissão.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos