Politicando

Politicando

Politicando

Contra JHC, governo pode lançar até três candidaturas a prefeito de Maceió

Alta popularidade do prefeito JHC pode forçar ‘plano B’ dos governistas

17/01/2024 17h05
Contra JHC, governo pode lançar até três candidaturas a prefeito de Maceió

O grupo que circunda em torno do Palácio República dos Palmares cogita lançar, para as eleições de outubro, até três candidatos à prefeitura de Maceió, em oposição ao atual prefeito JHC (PL). A estratégia tem sido debatida em reuniões entre o núcleo político do governo.

Caso seja adotada, a ideia é que Rafael Brito (MDB), Rui Palmeira (PDT) e Ronaldo Medeiros (PT) consolidem suas candidaturas e formem uma ‘tropa de choque’ contra o atual gestor, no sentido de desgastar sua imagem e forçar ao menos um segundo turno.

A estratégia passou a ser cogitada considerando que, até o momento, todas as ações exercidas pelo MDB e partidos da base aliada não surtiram efeito na alta popularidade do prefeito. Mesmo com a crise da mina 18 e uma pequena queda medida por pesquisas internas, JHC já teria recuperado espaço perdido.

Também pesa a favor das múltiplas candidaturas o fato de que nenhuma delas é unanimidade dentro do governo. Enquanto uma tendência interna defende o nome de Rui Palmeira (entre eles o presidente da ALE, deputado Marcelo Victor), o ministro Renan Filho não abre mão do nome de Rafael Brito.

Além delas, o PT já trabalha de forma independente o nome de Ronaldo Medeiros como candidato, sonhando com o apoio do presidente Lula ao projeto.

Por enquanto, a única questão alinhada entre os três nomes é que, uma vez candidatos, haverá um acordo de ‘não agressão’ entre eles, e que o representante que conseguir chegar ao segundo turno (se houver), receberá o apoio dos demais.

Lembrando: a principal linha de atuação do governo, neste momento, ainda é a busca pela unificação em torno de um dos nomes, porém, nenhuma outra estratégia é descartada.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos